Portal da Cidade Umuarama

Esporte

Umuarama é vice-campeão do PR no basquete para cadeirantes

Com muita garra e determinação, a equipe Tigres Umuarama superou o objetivo – de ficar entre as quatro melhores do Estado

Publicado em 20/11/2018 às 06:37

A disputa pelo ouro foi contra Ponta Grossa (Foto: Smel)

A participação de Umuarama nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) foi brilhante. Praticamente sem tradição em modalidades para pessoas com deficiência, a cidade conquistou o vice-campeonato estadual na categoria Basquetebol para Cadeirantes. Os jogos são promovidos pelo governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, e foram disputados na última semana, em Londrina.

Com muita garra e determinação, a equipe Tigres Umuarama superou o objetivo – de ficar entre as quatro melhores do Estado e conquistou o 2º lugar na competição, fazendo uma final emocionante contra a tradicional equipe de Ponta Grossa. “Nossos atletas nos surpreenderam com tamanha dedicação e vontade de vencer. O resultado foi surpreendente e coroa um lindo trabalho que vem sendo planejado e realizado há meses”, comemorou o diretor de Esporte e Lazer do município, Jeferson Ferreira.

Em quadra os para-atletas Cristian, Ademir “Tinho”, Emerson, Anderson, Adriano, Everaldo e Denise (o regulamento permite uma mulher em cada equipe) deram conta do recado. A equipe existe graças a uma parceria entre a Prefeitura, com apoio do prefeito Celso Pozzobom, através da Secretaria de Esporte e Lazer, com a Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama (Adefiu). “Estes guerreiros estão de parabéns. Fiquei muito contente com o desempenho e com os resultados que Umuarama vem conquistando em várias modalidades esportivas. O setor esportivo continuará sendo uma das nossas prioridades”, comentou Pozzobom.

A primeira vitória do Trigres Umuarama foi contra Curitiba (49 a 35) e em seguida o time venceu mais uma 'batalha' contra a grande equipe de Pinhais – atual campeã da modalidade: 64 a 45, já valendo uma vaga para a semifinal. Para poder disputar a final, Umuarama teve de passar por Cascavel e a vitória foi apertada – 49 a 36. A final de basquete foi acirrada e cheia de adrenalina. A disputa pelo ouro foi contra Ponta Grossa e apesar de Umuarama jogar com toda a energia, o rival estava determinado a conquistar o pentacampeonato.

Nas sete edições do Parajaps, Ponta Grossa foi a única cidade que se manteve no pódio em todos os anos (um bronze, uma prata e cinco ouros). “Foi contra um adversário deste gabarito que Umuarama parou, na disputa pelo ouro. Mas a derrota no placar (por 49 a 69) representou uma grande vitória para o trabalho que estamos realizando e para o futuro desta modalidade. Vamos continuar com a equipe e já miramos outras competições”, completou Jefinho. Castro e Cascavel disputaram o 3º lugar e Castro levou o bronze com 61 x 42. 

Classificação final

1º Ponta Grossa – 13 pontos

2º Umuarama – 8 pontos

3º Castro – 6 pontos

Fonte:

Deixe seu comentário