Portal da Cidade Umuarama

Especial

Técnica, título, talento, suor e superação: o raio-X do Umuarama Futsal Feminino

Fora e dentro de quadra as umuaramenses venceram, e agora, elas só pensam na próxima fase do Campeonato Paranaense

Publicado em 31/07/2022 às 11:43
Atualizado em

Sentimento da capitã Thai em imagem da repórter fotográfica da AFSU, Thalyta Silva, durante os Jogos Abertos, se estende a todo o time (Foto: Thalyta Silva/AFSU)

Obedecendo a lógica que representa a campanha realizada pelo Umuarama Futsal Feminino na Série Prata, do Campeonato Paranaense 2022, o óbvio aconteceu mais uma vez. Mesmo jogando longe de sua torcida, precisamente na fronteira, o Umuarama não temeu o Foz do Iguaçu, na tarde deste sábado (30), no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti. Apesar de terminar empatada em 0 a 0, o que é um placar raro no futsal, a partida teve emoção e muitas oportunidades de gols, mas a bola insistiu em não entrar.

O destino foi caprichoso e justo com o Umuarama ao lhe permitir realizar o último jogo da 1ª fase do Campeonato Paranaense em uma das cidades mais belas do mundo, capital turística mundial. Um presente merecido para um time que desconhece a derrota desde a 5ª rodada da competição, quando venceu o Apucarana – favorito ao título. Abaixo, você poderá ver os resultados do Umuarama até aqui na Série Prata.

Umuarama Futsal Feminino (esq.), campeão da fase regional dos Jogos Abertos do Paraná, com o vice-campeão Alto Piquiri

Henrich Hyordan / técnico / Umuarama Futsal Feminino

Poder coletivo

“Creio que a vitória contra o Apucarana foi um divisor de águas, foi após ela, aqui em Umuarama, que as jogadoras se tornaram mais confiantes”, analisa o técnico, que está conseguindo propor e fazer com que o elenco feminino umuaramense siga esquema tático que prestigia a defesa, tomada de bola e ataque com forte poder coletivo, e tudo isso, explorando o potencial característico de cada atleta à disposição nesta temporada.

Henrich Hyordan / técnico / Umuarama Futsal Feminino

 

Ainda restam jogos decisivos neste domingo (31) que decidirão o posicionamento final da 1ª fase, entre eles o do próprio Apucarana em casa contra o Colombo, a partir das 19h, no Ginásio Alagoão. Entretanto, o já classificado e então vice-líder Umuarama termina em uma ótima posição na tabela de classificação. Vale lembrar aos fanáticos torcedores de plantão, que os primeiros classificados, aqueles do topo da tabela, têm a vantagem de decidir os mata-matas em casa, e em teoria, com equipes que tiveram campanhas menos prestigiadas.

O Umuarama Futsal Feminino é a terceira melhor defesa do Estadual com time que tem como base a goleira Izabela Cipriano (Iza), a fixa, capitã e artilheira do Umuarama na competição Thainara Cosvoski (Thai), as alas Viviane Bordin (Vivi) e Mickaella Lopes (Micka) e a pivô Adrielle Bochio (Bochio).

Thainara Cosvoski / capitã / Umuarama Futsal Feminino

Crescente evolução

“Fomos evoluindo no decorrer da competição, e conseguimos colocar em prática os fundamentos táticos oriundos dos treinos, organizando a equipe, dando a ela uma configuração, personalidade, e essa conquista fez a diferença e nos levará para a Série Ouro e porque não ao título esse ano”.

Thainara Cosvoski / capitã / Umuarama Futsal Feminino

E como indicativo da prática de um planejamento que adota a mescla de jovens talentos com a experiência – caminho certeiro quando o assunto é busca de títulos –, o Umuarama Futsal Feminino ainda conta com atletas vindas da base sub-17 da Associação de Futsal Umuarama (AFSU). A fixa Bianca Perez, com apenas 16 anos, é a mais jovem atleta a ser integrada à equipe em 2022. Conheça, no fim desta reportagem, as atletas e a comissão técnica do Umuarama.

Aprendizado conjunto se traduz em resultados satisfatórios quando aliado a regras que buscam a harmonia entre jogadoras, favorecendo sobretudo o respeito

Henrich também tem transmitido para suas comandadas o valor da união no futsal, e o quanto a presença do outro é importante na construção e obediência das formas em que a equipe se organiza em quadra. E o aprendizado conjunto se traduz em resultados satisfatórios, na análise da comissão técnica, quando aliado a regras que buscam a harmonia entre jogadoras, favorecendo sobretudo o respeito.

“Costumo conversar muito com elas para abordar que o fato que importa está dentro de quadra, e que as correções partem da comissão técnica. Assisto todos os jogos, exponho as melhorias, as ouço também, e como detesto perder, digo sempre que é melhor a vitória do time do que a derrota do grupo”, enfatizou o técnico de 24 anos após treino realizado na noite desta quinta-feira (28), e que foi acompanhado pelo Portal da Cidade Umuarama. Sempre com o apoio do auxiliar técnico Renan Bigas, Henrich orienta comumente de fora e, principalmente em quadra, jogando junto com as atletas em busca da correção imediata de imperfeições em jogadas ou para a prática/ensino de esquemas de jogo.

Uma vez por semana, além dos domingos, são os únicos períodos em que as atletas conseguem treinar

Para a repórter fotográfica e social media da AFSU, Thalyta Silva, a consolidação do atual grupo cuja trajetória com a bola no pé está conduzindo o Umuarama Futsal Feminino à principal série da modalidade no Paraná, e que se reflete no clima favorável dos treinos e vestiário, conta com a dor gerada pela morte do preparador físico Paulo Vitor Gonzales Debia (Vitinho).

Thalyta Silva / repórter fotográfica e social media / Umuarama Futsal Feminino

União como solução

“Em um dia estávamos treinando com ele e no outro ele estava morto. A tragédia apresentou de forma concreta como a vida é frágil, e como é necessário focar o que é relevante, como a união de todas para superar a morte do Vitinho, e que hoje continua como principal força para vencermos outros obstáculos”.

Thalyta Silva / repórter fotográfica e social media / Umuarama Futsal Feminino

 

O Umuarama Futsal Feminino se construiu a partir do desejo da guarda municipal Roberta Lima Niebuhr dos Santos, e do apoio técnico de Vitinho, que era coordenador das categorias de base da AFSU. O profissional morreu no acidente com o ônibus do time masculino de futsal em 2021. O projeto também já contou com o estimado conhecimento do técnico Marcos Coltro, o Marcão, e atualmente tem como grande apoiador a AFSU, que agrega o futsal feminino a sua associação, que tem como presidente o empresário Edivanilson Lopes Romeiro (Nil). E a cada desafio, o time ainda conta com o suporte da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), administrada pelo secretário Jeferson Ferreira, e do vereador Ednei Custódio da Silva. 

Porém, a versatilidade dos profissionais da AFSU não favorece vitórias corriqueiras nos duelos contra o descrédito que envolve o incentivo ao esporte nacional, ainda mais quando se trata de mulheres em uma modalidade que indica o homem como principal figurante. Guilherme Parro, que é o supervisor do Umuarama Futsal Feminino, se vale da experiência vivenciada na Fifa para transpor as dificuldades, que vão muito além do aspecto financeiro.

O Umuarama Futsal Feminino é a terceira melhor defesa da Série Prata do Campeonato Paranaense 2022

Uma vez por semana, além dos domingos, são os únicos períodos em que as atletas conseguem treinar, todas têm que enfrentar uma jornada dupla, dividindo a vida de jogadoras com profissões nos mais diversos ramos de trabalho. Ao contrário do atleta masculino, a mulher inicia tardiamente sua jornada esportiva, no caso do futsal, já na adolescência pela falta de categorias de bases unicamente femininas. Algumas ainda são obrigadas a treinar com homens, já outras enfrentam primeiro o pré-conceito de que futsal ou futebol, por exemplo, não são para elas, para então colocarem os pés em uma quadra. O fato descortina um lamentável cenário em que a mulher não tem suas liberdades respeitadas e, pior, espaço adequado para seu desenvolvimento disponibilizado pela estrutura social brasileira vigente.



Quando o Umuarama Futsal Feminino entra em quadra, o preconceito de lá é expulso. As guerreiras estão enchendo de orgulho o futsal nacional e o torcedor da Capital da Amizade


Guilherme revela que apenas R$ 5 mil mensais (sim, você leu certo: R$ 5 mil) e o esforço de toda comissão técnica mantêm o sonho das 15 atletas que levam pela segunda vez o nome de Umuarama para todo o Estado na disputa do Campeonato Paranaense de Futsal. No último ano, o time que atualmente mescla jogadoras de 16 anos a 31 anos, que ganham por participação nos jogos, ficou em quarto lugar na competição, perdendo o terceiro lugar na última rodada para o Laranjeiras do Sul. Neste ano elas já venceram de forma invicta a fase regional dos Jogos Abertos do Paraná, realizado em Umuarama.

Ao contrário do atleta masculino, a mulher inicia tardiamente sua jornada esportiva, no caso do futsal, já na adolescência pela falta de categorias de bases 

Apesar do relevante talento, a falta da aplicação do ensino tático precoce a algumas jogadoras cria um desafio ainda mais amplo para comissão técnica, passando especialmente pela dedicada preparadora física Jocineia Terassini, que se desdobra a cada treino para embutir em cada jogadora de que os cuidados físicos também seguem fora de quadra. “É preciso entender que é um trabalho sério que envolve profissionais preparados, categorias de base, e assim o desenvolvimento do esporte local, o que possibilita a essas jogadoras experiência profissional e novos caminhos no futsal. São poucas associações que têm um time masculino e feminino, aspecto a ser enaltecido”, explica Guilherme ao relatar a importância do envolvimento da sociedade no desenvolvimento do projeto. “Até a presença da torcida contribui, indica que elas estão no caminho certo, incentiva, elas ficam felizes”.

O time chega a atuar na fase macrorregional dos Jogos Abertos do Paraná, agora em agosto, entretanto, o retorno à competição Estadual só em setembro

Sem dúvida um dos grandes empecilhos à organização, planejamento e dedicação ao desenvolvimento do Umuarama Futsal Feminino é o apoio financeiro, que ainda é muito necessário. Atualmente, as meninas contam e agradecem o patrocínio da academia Furios Fit, Cardioclin, Casa & Piscina, Destro Materiais de Construção, Fundação Cândido Garcia, Hagap Engenharia Elétrica, Honda Fuji-Moto, Pratik Esportes, Servale Pallets, Sicoob, Smel, TK Acabamentos, Umuprev, Vidro Mais e Zaeli.

É preciso derrubar ideias preconcebidas, e o conhecimento é uma grande arma nessa batalha. Mesmo sendo um entusiasta do incentivo esportivo, com presença marcante na realização do Citadino – maior campeonato amador do Paraná –, o empresário Julio Fujisawa (Grupo Honda Fuji-Moto) confessa que o processo de reconhecimento do talento do atual elenco feminino umuaramense foi mais demorado.

“A Fuji-Moto atua no apoio às categorias de base da AFSU, mas, conheci o time somente por meio do relato de algumas funcionárias, e hoje, além do patrocínio, acompanho os jogos e acho que as atletas do Umuarama Futsal Feminino jogam muito bem”, declara o empresário enquanto assiste ao único treino semanal das umuaramenses.

As guerreiras devem decidir os jogos da próxima fase do Paranaense em casa, oportunizando chance para a torcida encher o Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa, assumindo definitivamente no coração esse time que tem encantado no Paranaense e acima de tudo, leva o nome de Umuarama a todos cantos do Estado. O supervisor do time destaca que a arrecadação alcançada com a venda dos ingressos é destinada para custear as viagens da equipe.

Guilherme Parro / supervisor / Umuarama Futsal Feminino

Projetando 2023

“Como é normal à manutenção de uma equipe do porte do Umuarama, há gastos com material, medicamentos e outros tantos, e dentro do que preconiza prazo para criação de projeto e de estruturação de um time ainda mais competitivo, é chegada a hora de mais incentivos. Estamos otimistas que estaremos na Série Ouro no próximo ano e vamos precisar de reforços e de mais qualidade de trabalho”.

Guilherme Parro / supervisor / Umuarama Futsal Feminino

 

Enquanto aguarda novos incentivadores, o Umuarama Futsal Feminino vai descansar um pouco. O time chega a atuar na fase macrorregional dos Jogos Abertos do Paraná, agora em agosto, entretanto, o retorno à competição Estadual só em setembro.

Resultados do Umuarama Futsal Feminino

no Paranaense 2022

- São Miguel Futsal 02 X 01 Umuarama
- Umuarama 05 X 01 Ivaiporã
- Irati 04 X 01 Umuarama
- Umuarama 02 X 01 Apucarana
- Umuarama 02 X 01 Chopinzinho
- Colombo 03 X 05 Umuarama
- Toledo 00 X 01 Umuarama
- Umuarama 01 X 01 Rio Branco Sport Club
- Umuarama 07 X 00 Castro
- Guarapuava 02 X 03 AFSU Umuarama
- Umuarama 04 X 02 Arapongas
- Foz do Iguaçu 00 X 00 Umuarama

Umuarama Futsal Feminino

Fotos: Thalyta Silva/AFSU

Fonte:

Deixe seu comentário