Portal da Cidade Umuarama

reforma

Modernização do Ginásio Amário Vieira da Costa recebe ajustes finais

Entre as principais mudanças estão nova identidade visual, assentos para os torcedores e novo acesso. O investimento é de R$ 1,4 milhão

Publicado em 16/07/2020 às 08:45
Atualizado em

O Amário Vieira é principal ginásio de esportes de Umuarama (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

A reforma que a Prefeitura de Umuarama realiza no Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa está recebendo os ajustes finais. A área externa já recebe o paisagismo, com plantio de grama e ajardinamento, e uma pista lateral está sendo pavimentada com pedra britada de diferentes tamanhos e pó de brita, espalhado com vibroacabadora e compactado com rolo. Será praticamente um pavimento asfáltico, que facilitará o acesso dos ônibus que transportam delegações de atletas e de outros tipos de veículos.

A praça esportiva mais concorrida da cidade já ganhou nova identidade visual, assentos para os torcedores e acesso facilitado – inclusive com áreas exclusivas para a pessoa com deficiência (PcD). “A quadra recebeu o piso modular no padrão utilizado pelos grandes ginásios esportivos do país. As arquibancadas receberam pintura e 2.436 assentos plásticos para acomodar os torcedores com mais conforto”, lembra o secretário de Esporte e Lazer, Jeferson Ferreira. 

Entre as melhorias está a cobertura do ginásio, que recebeu pintura, bem como as paredes, o piso e a parte externa. Foram construídas novas cabines de imprensa e quatro pontos para acomodar cadeirantes e PcD com visão privilegiada da quadra, protegidos por uma estrutura envidraçada, acessíveis pela Avenida Gralha Azul com calçamento plano e sinalizado desde o portão lateral. 

Também foi implantado um ponto de acesso rápido para ambulância próximo à quadra e vestiários, corrimãos, guarda-corpos e alarme de incêndios. A reforma teve ainda substituição da iluminação por LED, piso modular, gradil fechando todo o complexo, guarita para controle de entradas, calçamento em paver, quadro de energia e projeto de prevenção de incêndios.

A segurança foi reforçada com portas de blindex e trancas que facilitam a abertura, em caso de emergência. O ginásio ganhou novos extintores de incêndio, monitoramento total por câmeras e terá controle de acesso para pessoas e veículos; central de GLP (gás), sinalização de emergência, troca do letreiro da fachada e um novo placar eletrônico, entre outros serviços. 

Com as reformas, serão acomodadas confortavelmente 2.472 pessoas sentadas no Amário Vieira e cerca de 200 torcedores no Ginásio Mário Oncken, que também recebeu melhorias. Os alojamentos vão ganhar ar-condicionado.

Fonte:

Deixe seu comentário