Portal da Cidade Umuarama

running

Projeto Esquadrão da Corrida mostra que o esporte é para todas as idades

Oferecendo acompanhamento profissional, a assessoria de corrida de rua tem estimulado pessoas a superar o sedentarismo e a se apaixonar pelo esporte

Publicado em 29/10/2020 às 05:15
Atualizado em

Mercedes Peron Mazzetto, 70 anos, participante do Esquadrão da Corrida (Foto: Arquivo Pessoal)

A corrida de rua é um esporte que tem atraído cada vez mais praticantes. A cada ano que passa, a atividade tira mais pessoas do sedentarismo e mostra que correr não é exclusividade de atletas experientes, e pode ser praticado independentemente da idade do indivíduo. O projeto Esquadrão da Corrida, iniciado há três anos em Umuarama, tem sido responsável por cativar parte dos apaixonados pelo esporte na Capital da Amizade.

A iniciativa surgiu com um propósito de democratizar o acesso e levar a corrida a todos os públicos. O Esquadrão da Corrida é indicado para “quem quer aprender, começando do zero, mas levando à sério a corrida”, assegura o treinador e fundador do grupo, Roni Peterson da Silva, 32 anos.

São duas aulas semanais e sem restrições. Todos começam a partir de um curso de formação de corredores, com oito semanas de treinamento on-line e presencial de conteúdo teórico. Após concluída a fase de formação, os participantes passam por uma avaliação e recebem uma tabela de treinamento por meio de um aplicativo. Quando ingressa no grupo de aperfeiçoamento, o participante inicia o treinamento na rua, que acontece em diversos espaços da cidade, como praças, parques, bosques, entre outros.


“É interessante destacar que todos os participantes aprenderam a correr do zero e hoje preparamos corredores em todas as categorias, desde o iniciante até o avançado, treinando atletas para competições de distâncias curtas e até maratonas”, salienta o professor.

“Queremos mostrar que todos, com força de vontade, podem começar a correr. Caso a pessoa tenha algum tipo de patologia, ela passará por uma avaliação e o treino será adaptado. Pode ser que a introdução à corrida leve mais tempo do que o habitual, mas a prática será gradual, com segurança e no tempo do aluno”.


A equipe do Esquadrão da Corrida tem deixado o treinador orgulhoso. São inúmeras competições em que o grupo de desloca para participar, em diversos cantos do estado. “O mais bacana é que muitos eram sedentários e acabaram descobrindo que são capazes, desde que fazendo da forma correta, seguindo um fortalecimento e um acompanhamento, com biomecânica voltado para a corrida”, destaca o profissional de educação física.

“A idade é só um número” 

Entre os corredores do grupo, há pessoas de todas as idades: de 20 a 70 anos. Entre as participantes com idade mais avançada, duas atletas de 70 anos têm se destacado dos demais e deixado o professor ainda mais orgulhoso.

No início do ano Alice de Almeida e Mercedes Peron Mazzetto conquistaram medalhas de 2° e 3º lugar, percorrendo 16 km nas categorias por idade na Paraná Runing - etapa pop, em Maringá, isso sem mencionar outras competições em que se destacaram, como em Foz do Iguaçu e outras cidades da região.

Alice de Almeida, 70 anos, após competição em Foz do Iguaçu

Quer começar a correr?

Quem tiver interesse em participar do Esquadrão da Corrida, basta entrar em contato com o treinador pelo telefone (44) 9916-4995. Há turmas com inscrições abertas e as vagas são limitadas.


Fonte:

Deixe seu comentário