Portal da Cidade Umuarama

Lago Tucuruvi, em Umuarama, vai ganhar bosque de ipês

Publicado em 27/05/2017 às 02:19

Umuarama – A Prefeitura de Umuarama iniciou o plantio de um bosque de ipês no entorno do Lago Tucuruvi, nos fundos do Parque Dom Pedro II e bairros próximos. Cerca de 100 mudas serão plantadas para renovar o visual do lago, que está recebendo cuidados da administração para voltar a ser ponto de encontro e lazer da comunidade. Nesta quinta-feira (25) o prefeito visitou o lago ao lado do diretor de Agricultura e Meio Ambiente do município, Elídio Pavan, e do secretário municipal de Serviços Públicos, José Guimarães.

A equipe plantou mudas de ipê-amarelo, ipê-roxo e ipê-branco. As plantas receberam adubação, sustentação com bambus e serão cuidadas por um servidor municipal que foi destacado pelo prefeito para a manutenção do lago. “A presença do servidor responsável por cuidar do lago foi solicitada pelo vereador Newton Soares e atendemos porque notamos a necessidade de manutenção constante daquele local. O aspecto de abandono já modificou e aos poucos faremos outras intervenções para resgatar o Tucuruvi para a comunidade”, afirmou o prefeito, Celso Pozzobom.

A equipe de serviços públicos realizou pequenos reparos nas estruturas, podou a grama e em breve vai recuperar as quadras de vôlei e futebol de areia que foram tomadas pelo mato, nos últimos anos. Recentemente um problema de galeria pluvial foi resolvido pela prefeitura, que realizou uma ampla limpeza no ambiente. Pequenos focos de erosão também serão eliminados em breve. “Isso aqui vai se tornar um local bastante agradável, com sombra, equipamentos de esporte e lazer, enfim um ambiente familiar para a comunidade aproveitar os finais de tarde e fins de semana”, acrescentou o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Elídio Pavan.

O risco de erosão e assoreamento que ronda o Tucuruvi, por conta da sua posição geográfica, que recebe águas pluviais de vários bairros localizados na região superior ao lago, será minimizado. O prefeito Celso Pozzobom anunciou um grande investimento para canalizar a água das chuvas até o córrego Tucuruvi, na parte posterior ao aterro. 

“Nesta última viagem a Curitiba, iniciei as tratativas com o Instituto das Águas para a liberação de 3.400 tubos de concreto com 1,20 metro de diâmetro para construir galerias pluviais desde o Conjunto Sonho Meu, captando as águas do Irani, Ouro Branco, San Martin, Independência, 26 de Junho e D. Pedro II e direcionando a distribuição para o córrego, com todo o cuidado para não provocar erosão”, anunciou. “Espero que, com o apoio do governo do Estado, em breve possamos realizar essa obra”, completou.

Fonte:

Deixe seu comentário