Portal da Cidade Umuarama

Falta de limpeza é o principal fator para aparecimento de escorpiões em Umuarama

Publicado em 17/09/2017 às 23:57

Umuarama – Devido aos casos de picada e aparecimento de escorpião na cidade, é preciso que a população esteja atenta à limpeza de suas casas e arredores. O diretor da Coordenadoria de Vigilância em Saude (Covisa) da Secretaria de Saúde de Umuarama, Flávio Posseti, alerta para a importância dessas ações.

“Nos locais em que houveram casos de picada de escorpião foram achados muitos resíduos orgânicos e lixo comum. O escorpião faz parte do nosso bioma, no entanto, o animal só aparece próximo às residências e em seus interiores devido à falta de limpeza, o que atrai muitas baratas, presa natural do escorpião.”

Na tarde deste domingo (17), Márcia Lúcia, de 44 anos, foi picada enquanto dava banho em seu cão. Ela foi socorrida, medicada e internada, ficando em observação. Seu estado de saúde não é grave. A equipe da Vigilância Sanitária fez uma busca ativa na residência e proximidades, não encontrando nenhum escorpião, porém, constatou a presença de lixo orgânico e outros resíduos.

Segue abaixo algumas recomendações de prevenção:

Na área externa do domicílio: Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar, lajotas, madeiras etc; Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados, e entregá-los para o serviço de coleta; Não jogar lixo em terrenos baldios; Limpar terrenos baldios situados a cerca de dois metros (aceiro) das redondezas dos imóveis; Eliminar fontes de alimento para os escorpiões como baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados, que permanecem no lixo orgânico ou locais sujos;

Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc.; Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado; Preservar os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (corujas, joão-bobo, etc.), pequenos macacos, quati, lagartos, sapos e gansos; Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões; Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros; Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões; Rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.

Na área interna: Rebocar paredes para que não apresentem vãos ou frestas; Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha; Reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas; Telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques; Telar aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos calafetados; Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados. Fazer o controle de insetos na área interna, baratas principalmente.              

Fonte:

Deixe seu comentário