Portal da Cidade Umuarama

Esporte

É neste sábado a abertura dos Jogos Infantis de Umuarama

Estão inscritos cerca de 2,5 mil estudantes de 23 instituições de ensino (21 municipais e duas particulares)

Publicado em 29/06/2018 às 02:06

Os jogos serão disputados entre os dias 2 a 7 de julho, das 8h30 às 11h e à tarde das 13h30 às 16h (Foto: Ilustrativa)

Com abertura oficial neste sábado (30) às 14h no Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa, começa nesta semana mais uma edição dos Jogos Infantis de Umuarama (JIUs 2018), evento esportivo que envolve alunos do Ensino Fundamental da rede pública e escolas privadas do município. Estão inscritos cerca de 2,5 mil estudantes de 23 instituições de ensino (21 municipais e duas particulares).

A promoção é da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A competição é voltada a atletas estudantes de 8 a 12 anos. A secretária da Educação, Maria Clory Zanferrari, lembra que os Jogos Infantis têm como objetivo congregar alunos e profissionais da rede pública e privada de Educação, propiciando intercâmbio social e esportivo, e também promover competições de cunho educacional, através de várias modalidades, dando oportunidade de participação a um número maior de alunos.

“A competição tem todo o apoio do prefeito Celso Pozzobom e vem sendo um grande sucesso entre as crianças da rede municipal, pois desenvolver nos alunos o interesse pelo esporte a partir de jogos lúdicos com fins educativos e formativos, além de dar continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas, principalmente durante as aulas de Educação Física”, lembrou a secretária.

Para o diretor de Esporte e Lazer do município, Jeferson Gabriel Ferreira, “além disso os JIUs abrem oportunidade para o surgimento de novos talentos esportivos, mas sempre priorizando os valores educacionais que são reforçados durante os Jogos Infantis”, emendou. A competição utiliza a estrutura esportiva do município e também o transporte escolar, pois os jogos acontecem no mesmo horário das aulas.

Os jogos serão disputados entre os dias 2 a 7 de julho, das 8h30 às 11h e à tarde das 13h30 às 16h. As modalidades individuais em disputa são xadrez misto; damas misto e corrida de 35m masculino e feminino. Já as coletivas são futsal masculino; bola queimada (masculino e feminino); basquete pré desportivo (masculino e feminino); corrida em equipes (misto); e boliche em equipes (também misto).

Para o prefeito Celso Pozzobom, a competição valoriza a competitividade natural dos alunos de uma forma sadia e assistida. “Os jogos envolvem lazer, diversão e disputa, que ajudam a desenvolver nas crianças o senso de equipe, a concentração e as reações diante de vitórias e derrotas. E ainda ajuda a revelar talentos”, afirmou, convidando os pais e a comunidade escolar para prestigiar mais essa realização da administração municipal.

Cronograma

02/07: futsal masculino e xadrez;

03/07: Bola queimada masculino, bola queimada feminino e damas;

04/07: Corrida em equipes misto, boliche em equipes e corrida individual de 35m;

05/07: Basquete pré desportivo masculino e basquete pré desportivo feminino;

06/07: Finais das modalidades coletivas – futsal; bola queimada; corrida em equipes, boliche em equipes e basquete pré desportivo;

06/07: Entrega de medalhas e troféus.

Fonte:

Deixe seu comentário