Portal da Cidade Umuarama

Prevenção

Competições esportivas continuam paradas em Umuarama por conta da Covid-19

Quando a pandemia estiver controlada, estando o ginásio de esportes com suas obras concluídas, a Smel retomará as competições como todo o fôlego

Publicado em 12/04/2020 às 21:24

A Prefeitura segue com as obras de reforma e adequações do Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa (Foto: Prefeitura de Umuarama)

Por conta das ações de enfrentamento da pandemia de coronavírus, todas as competições esportivas oficiais do Paraná estão suspensas e sem data prevista de retorno, por determinação do governo do Estado. Da mesma forma, a Secretaria de Estado da Saúde determinou aos municípios o cumprimento das medidas preventivas e a paralisação das atividades que gerem aglomerações ou contato entre os participantes.

Engajada neste esforço, e também atendendo aos decretos de situação de emergência e medidas de prevenção e controle da infecção humana pelo novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) suspendeu todas as competições e eventos esportivos em curso no município.

“Estávamos com campeonatos importantes em andamento, como o Citadino de Futsal de Salão (chaves Prata e Ouro), campeonatos de futebol de crianças e adultos (como o sub-11, já na fase semifinal). Mas agora está tudo parado, e sem previsão de retorno”, informou o coordenador de eventos comunitários da Smel, Ednei Custódio da Silva. Ele disse que tem mantido contato com os dirigentes das equipes e informado sobre a situação, “porém neste momento ainda não temos a informação que todo mundo quer saber, que é quando voltam as rodadas”, disse.

Enquanto isso, a Prefeitura segue com as obras de reforma e adequações no Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa. A estrutura faz parte do plano de contingência do município para enfrentamento do coronavírus e pode ser utilizada para atendimentos na área de saúde, conforme a demanda do setor.

Quando a pandemia estiver controlada, estando o ginásio de esportes concluído, a Smel retomará as competições como todo o fôlego. “Teremos os dois ginásios reformados e as demais praças esportivas de Umuarama liberadas para as atividades. Nossa intenção é finalizar todo o calendário esportivo – ou, pelo menos, uns 80% dele – ainda este ano. Pode ser que alguma coisa fique para depois”, apontou Ednei.  

O diretor de Esporte e Lazer, Jeferson Ferreira, disse que o município valoriza as equipes, o investimento que cada uma delas fez em atletas, a divulgação e também as parcerias para premiação nas competições – que incluem um carro 0 km e uma moto, além de prêmios em dinheiro.

“Nas duas categorias, o Citadino de Umuarama reúne 46 equipes – 16 na Chave Ouro e 30 na Prata – e movimenta um grande público durante as rodadas. Temos de obedecer as determinações e cuidados por conta do coronavírus, mas depois voltaremos com tudo para finalizar essas competições, que estão entre as maiores do Estado”, completou.

Fonte:

Deixe seu comentário