Portal da Cidade Umuarama

Tigres

Campeões de basquete nos Jogos Paradesportivos são recebidos em Umuarama

Equipe teve campanha de superação e conquistou o título contra o forte time de Maringá

Publicado em 26/06/2019 às 07:24
Atualizado em

Os Tigres de Umuarama viajam nesta quarta-feira (26) para Minas Gerais, onde a equipe disputará entre sexta e domingo a Copa Patos de Minas (Foto: Tiago Boeing)

O prefeito Celso Pozzobom recebeu, na tarde desta terça-feira (25), em seu gabinete, a visita dos Tigres Umuarama, campeões nos Jogos Paradesportivos do Paraná, no último fim de semana em Londrina. A equipe teve uma campanha de superação e conquistou o título contra o forte selecionado de Maringá, diante de quem havia sofrido a única derrota na primeira fase.

Ao lado do diretor de Esporte e Lazer do município, Jeferson Ferreira, os atletas se apresentaram ao prefeito e agradeceram o apoio à equipe e ao esporte em geral. “O time começou com uma parceria entre a Prefeitura/Secretaria de Esporte e Lazer e a Adefiu (Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama). Depois a Universidade Paranaense (Unipar) se juntou ao projeto e ‘contratou’ os atletas, que passaram a receber salário da instituição. Eles são treinados pelo professor Itamar Inácio da Silva Júnior e acompanhados pelo preparador físico Marcos Suguimatti”, destacou Jefinho.

O prefeito Celso Pozzobom parabenizou os jogadores pela conquista e pelo esforço em representar tão bem o nome de Umuarama. Citou o investimento de quase R$ 2 milhões para revitalizar e modernizar os ginásios Amário Vieira da Costa e Mário Oncken e o apoio às diversas modalidades esportivas praticadas na cidade. “O esporte é muito importante para o município, não apenas por projetar a cidade, mas também pela inclusão dos jovens. Nossa administração tem um olhar especial para a pessoa, o ser humano, e o incentivo ao esporte vem nessa linha”, comentou.

Os Tigres de Umuarama viajam nesta quarta-feira (26) para Minas Gerais, onde a equipe disputará entre sexta e domingo a Copa Patos de Minas, contra equipes de basquete em cadeira de rodas de vários Estados. E em julho, nos dias 26, 27 e 28, Umuarama sediará a segunda etapa do Campeonato Paranaense de Basquete em Cadeiras de Rodas com uma ótima expectativa – a equipe foi a campeã da primeira etapa, disputada em maio, com três vitórias em três jogos disputados. A competição será disputada no ginásio de esportes da Unipar.

Depois de duas vitórias e uma derrota na primeira fase, o time de Umuarama se classificou para a semifinal e venceu Foz do Iguaçu por 50 a 40, conquistando uma vaga na finalíssima, que aconteceu na quadra da Unifil, em Londrina. Umuarama e Maringá já haviam se encontrado na fase de grupos e os maringaenses venceram por 62 x 44. “Queríamos vencer, estudamos o time deles, vimos os acertos e buscamos neutralizar os pontos fortes”, disse o armador dos Tigres, Reyson Douglas.

A diferença de postura surtiu efeito e os umuaramenses venceram os três primeiros quartos do jogo e chegaram a etapa final com 11 pontos de vantagem. No último quarto Maringá marcou 22 pontos e chegou a empatar o jogo, porém não resistiu à pressão nos minutos finais e a partida terminou em 55x49.

Reyson comemorou muito o título inédito, mas celebrou também a força do paradesporto. “Isso aqui é inclusão. Estamos mostrando que somos fortes. Nós queremos o crescimento do basquete CR e isso acontece quando o governo promove competições como esta. O Paraná hoje é referência para outros Estados e somos um celeiro de paratletas”, disse.

Fonte:

Deixe seu comentário