Portal da Cidade Umuarama

Vitoriosas

Campeãs de luta são as únicas representantes da região nos Jogos da Juventude

As atletas são alunas da Escola Estadual Manuel Bandeira, de Alto Piquiri, e vão representar o Estado na etapa nacional da competição

Publicado em 23/10/2019 às 08:05
Atualizado em

Maria Scarante e Shaila Santos com a professora Katia Cosmo: as duplas vão representar o Paraná na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (Foto: Jaqueline Galvão)

As atletas da Escola Estadual Manuel Bandeira, de Alto Piquiri, Maria Clara Scarante e Shaila Beatriz dos Santos, estreantes e campeãs na luta olímpica estilo livre dos últimos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), são as únicas representantes do Núcleo Regional de Educação de Umuarama nos Jogos Escolares da Juventude, que acontece de 16 a 30 de novembro em Blumenau (SC).

Campeã do peso médio sem perder uma luta nos JEPS, Maria comemorou muito sua primeira medalha na maior competição escolar do País. Tida como uma jovem promessa, a atleta com apenas 12 anos já coleciona 18 medalhas em competições regionais, estaduais e nacionais de jiu-jitsu, além do 3º lugar no Campeonato Mundial. Estreante na luta olímpica, ela fala do quanto o jiu-jitsu agregou na sua performance.

“É mais uma conquista e essa é ainda mais especial por ser a primeira vez que competi nos JEPS. Tudo que aprendi no jiu-jitsu trouxe para a luta olímpica, apesar de diferentes, algumas técnicas são possíveis aplicar na luta estilo livre. Estou realizada, orgulhosa e muito feliz por ter conseguido desempenhar o meu melhor”, enalteceu.

Com quatro medalhas em campeonatos regionais de jiu-jitsu, Shaila levou seu aprendizado e disciplina para a modalidade, obtendo vitória em todas as lutas disputadas na categoria peso pesado. “Estou muito feliz, não esperava conseguir esse resultado. Estou orgulhosa por tudo que fiz”, frisou.

Orgulhosa do feito das alunas, a professora Katia Regina Cosmo ressaltou o quanto é representativa essa conquista para o educandário. “Sempre acreditei nelas, no potencial que cada uma tem. Ficar com o título nas categorias em que disputaram nos deixa muito felizes, ainda mais por essa ser a primeira vez que estão competindo. O que elas têm é o conhecimento teórico, treino teve apenas de queda, inspirado no jiu-jitsu, modalidade que elas se destacam, então estou muito satisfeita pelo resultado alcançado”, destacou.

“Na escola oportunizamos aos alunos a participação em várias modalidades e já começamos a revelar alguns talentos, a exemplo da Maria e da Shaila. Para isso, contamos com o apoio do diretor Valdeci Morotti, incentivador do esporte como uma ferramenta educacional. Firmamos uma parceria com os professores Francisco Frizon e Sandro Mendonça para que as alunas possam treinar luta olímpica”, declarou Katia.

Fonte:

Deixe seu comentário