Portal da Cidade Umuarama

PARANÁ

Cadastro de bicicletas pretende diminuir furtos e roubos

O projeto Minha Bike Segura foi lançado neste domingo (11) e visa facilitar a resolução de casos de furtos de bicicleta em todo o Paraná

Publicado em 12/11/2018 às 07:13

Proposta foi oficialmente lançada neste domingo (11) (Foto: AEN)

Os ciclistas do Paraná podem, a partir de agora, cadastrar informações sobre suas bicicletas, como número de série, marca e cor, no Governo Digital, plataforma do Estado que reúne mais de 200 serviços públicos. O projeto Minha Bike Segura foi lançado pela governadora Cida Borghetti neste domingo (11), em Curitiba, e vai ajudar a coibir furtos e roubos de bicicletas.

No evento de lançamento, no Palácio Iguaçu, os ciclistas puderam se cadastrar no Governo Digital e registrar suas bicicletas no site. “Essa nova funcionalidade vai facilitar a localização e a resolução de casos de furtos de bicicleta em todo o Estado do Paraná”, disse Cida. “O ciclista vai poder colocar na plataforma, além do número de série e da cor, informações sobre a nota fiscal e até fotos do veículo”, afirmou a governadora.

Nesse primeiro momento, a funcionalidade tem como objetivo formar um banco de dados com informações sobre as bicicletas do Estado, algo que ainda não existia. Em uma próxima etapa, a polícia terá acesso a essas informações, o que dará mais condições de encontrar uma bike roubada.

“A ideia do projeto é trazer mais segurança para quem pedala. Com o cadastro da bicicleta, a Delegacia de Furtos e Roubos pode consultar o banco de dados do Governo Digital e localizar o proprietário”, explicou o coordenador do programa, Marco Aurélio Barbosa.

Ampliação

O Governo do Estado estuda, ainda, utilizar o banco de dados da Secretaria de Estado da Fazenda para que a cada compra de uma nova bicicleta o proprietário receba um aviso por SMS e faça automaticamente o cadastro no Governo Digital. Outra proposta é criar bancos de dados para cadastrar outros objetos, como celulares, para também coibir os furtos e roubos.

A Delegacia de Furtos e Roubos, em Curitiba, atende diariamente ciclistas que tiveram seu veículo furtado ou roubado, afirmou o delegado-adjunto Emmanoel David. “É muito difícil em uma investigação saber o destino dessa bicicleta. Com esse sistema, os policiais podem fazer essa verificação. Na abordagem dos receptadores, será possível confirmar pelo número de série se a bicicleta é ou não roubada”, explicou.

Fonte:

Deixe seu comentário