Portal da Cidade Umuarama

Esportes

Atletas em cadeiras de rodas impressionam estudantes de Lovat

Nesta quarta-feira (14), os Tigres iniciam a participação na sétima edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná

Publicado em 13/11/2018 às 08:09

A equipe de Umuarama existe há pouco mais de um ano (Foto: Tiago Boeing)

Alguns dos atletas da equipe de basquetebol em cadeira de rodas, que representa Umuarama em competições oficiais, deu uma “mostra” do alto nível alcançado nesse esporte para os alunos das escolas municipal e estadual do distrito de Lovat, na manhã desta segunda-feira, 12. O diretor de Esporte e Lazer do município, Jeferson Ferreira, e os diretos dos dois estabelecimentos de ensino se uniram para uma breve palestra, demonstrações de habilidades e atividades práticas para interação entre os alunos e os atletas.

Anderson, Adriano, Emerson e Denise, da equipe Tigres de Umuarama, falaram um pouco sobre suas experiências e os benefícios que o esporte trouxe para a qualidade de vida, diante da limitação física. Os três primeiros são cariocas, com passagens por grandes clubes do país no basquete em cadeiras de rodas, enquanto Denise veio do interior de São Paulo e atualmente vive em Cascavel – ela que atua pela seleção brasileira, na modalidade.

A equipe de Umuarama existe há pouco mais de um ano e conta com total apoio da administração do prefeito Celso Pozzobom. Encantado com a cidade, o carioca Anderson – jogador do Fluminense – disse que pensa seriamente em se mudar para a Capital da Amizade. Na próxima quarta-feira, 14, os Tigres iniciam a participação na sétima edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), que serão disputados em Londrina. “Trata-se de um evento de rendimento com a participação de diversos atletas paralímpicos, medalhistas Sul-Americanos e Pan-Americanos. A abertura será no ginásio do Colégio Vicente Rijo, às 19h30”, acrescentou Jefinho.

Na Escola Municipal Papa Pio XII, com a supervisão da diretora, Maria de Fátima Rodrigues Silveira, as crianças se entusiasmaram com a apresentação e vibravam a cada cesta marcada pelos atletas cadeirantes. A animação aumentou quando um grupo de alunos da Escola Estadual Lovat entrou na quadra, assumiu cadeiras de rodas e disputou um amistoso junto com os atletas profissionais. “Trazer os atletas para este contato direto com os alunos foi uma ideia que surgiu com o diretor da escola estadual, professor Crederson Emanuel da Silva, e que deu um resultado surpreendente. O interesse dos alunos foi impressionante”, completou o diretor de Esporte e Lazer do município.

Londrina

A competição estadual terá a presença de 43 cidades e o número confirmado de 1.312 atletas, somando mais de 1.500 participantes, entre organizadores, arbitragem e dirigentes. As disputas iniciam no dia 15 e encerram no domingo, dia 18, em 13 praças esportivas. A maior delegação será a de Curitiba, com 175 integrantes. Maringá vem em seguida (152 participantes) depois aparece Cascavel (131).

Neste ano serão 17 modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha adaptada, futsal – deficiência intelectual, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, handebol – deficiência intelectual, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez.

Fonte:

Deixe seu comentário