Portal da Cidade Umuarama

Anjos do Tatame

Atletas campeões de mundial de jiu-jitsu são homenageados com carreata

Lutadores foram revelados pelo Projeto Social Anjos do Tatame, que atende 80 crianças carentes do Parque Industrial, em Umuarama

Publicado em 02/08/2019 às 01:51

Rayane Alves da Silva, Lorena Lohaine Alves Lira, mestre Tomeya Sasahara e Diego Souza Siqueira (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

As atletas umuaramenses Rayane Alves da Silva, de 12 anos, que ficou com o título mundial de jiu-jitsu e Lorena Lohaine Alves Lira, de 11 anos, que conquistou o vice-campeonato no mesmo torneio, foram homenageadas com uma carreata no final da tarde desta sexta-feira (02), pelas ruas centrais da cidade. Os dois participaram da competição realizada em no último fim de semana, no Ginásio Mauro Pinheiro, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Além delas, também desfilou em um caminhão do Corpo de Bombeiros, o atleta Diego Souza Siqueira, de 15 anos, que conquistou o vice-campeonato de jiu-jitsu em 2018. Os três jovens lutadores fazem parte do Projeto Social Anjos do Tatame. Criado e coordenado há sete anos pelo mestre de artes marciais Tomeya Sasahara, de 40 anos, o Anjos do Tatame atende 80 crianças carentes, entre quatro e 12 anos, que residem no Parque Industrial, em Umuarama.

Como não poderia ser diferente da realidade esportiva brasileira, o mestre recebe pouco apoio para manter o projeto, que pelos seus resultados deve ser respeitado e exaltado. Além de dar uma opção de lazer, dignidade e ensinamentos de disciplina, foco e capacidade de superação diante de qualquer obstáculo, o projeto está transformando jovens em campeões de destaque.

Sasahara diz que até procura obter patrocinadores, mas como são muitas competições anuais, ele acaba pagando com recursos próprios as viagens dos competidores atendidos pelo projeto. “Mesmo que esses alunos não prossigam competindo, eles já têm os ensinamentos que o esporte pode fornecer, entre eles, a motivação, foco e determinação”, disse o mestre.

Sasahara, que é faixa preta em jiu-jitsu e judô, com graduação no Japão, e campeão de MMA, atualmente também coordena as atividades da Academia Gracie Barra – Carlos Gracie Jr. – na Capital da Amizade. O mestre fez questão de destacar que o sucesso do projeto depende de apoio. “Não é apenas o treinamento, a competição, nós realizamos campanhas para arrecadar brinquedos ou alimentos em datas especiais, como Páscoa e Natal, para a família das crianças do projeto”, complementou.

Mais informações sobre o Projeto Social Anjos do Tatame e formas de como o patrocinar podem ser obtidas pelo telefone (44) 99985 7235.

Fonte:

Deixe seu comentário