Portal da Cidade Umuarama

Atleta representa Umuarama no Campeonato Brasileiro de Judô

Publicado em 07/04/2017 às 21:21

Umuarama – A jovem estudante Any Karolina de Paula Moreira, de apenas 16 anos, vai representar Umuarama na fase regional do Campeonato Brasileiro de Judô que acontece este final de semana no Rio Grande do Sul. Ela embarcou na última quinta-feira (6) a fim de disputar uma vaga seletiva, que poderá levá-la para a final do Nacional.

A fase regional foi alcançada após a participação em etapas estaduais. E neste sábado e domingo (08 e 09), mais de mil atletas entram nos tatames dos Campeonatos Brasileiros das Regiões III e V em busca de pontos para o Ranking Nacional Sênior CBJ, novidade para 2017.

Entre eles, estão apenas três atletas paranaenses, Any – que é faixa laranja há cerca de quatro meses – faz parte desta seleção de atletas. “As adversárias que a Any enfrentou na seletiva paranaense, que a levou a conquistar uma das vagas para a regional do Brasileiro, eram todas de faixas marrom e preta”, lembrou o sensei Juan Jimenez, ressaltando a seletiva do dia 18 de março em Laranjeiras do Sul, região central do estado.

Any pratica a modalidade desde os 9 anos e, de acordo com Jimenez, apesar de ter conquistado a faixa laranja há poucos meses, já a merecia há mais tempo. “Ela estava apta a pegar a faixa laranja há mais de um ano. Para chegar a ela, tem que passar por três faixas. Hoje Any está praticamente no meio das etapas até chegar à faixa preta”, explica.

A umuaramense teve várias conquistas que provam seu merecimento para a participação no Brasileiro de Judô, a ponto de ter seu nome gravado entre os campeões do Torneio Internacional Nelson Morimoto. “Eu fiquei em primeiro lugar no Internacional Nelson Morimoto. Tenho o 3º lugar na Copa Paraná e fui classificada do interestadual em Florianópolis em 2012”, conta a atleta.

Lesão

Mas sua trajetória não foi apenas de flores. Os espinhos também a ajudaram a enfrentar as dificuldades do esporte. Any se lesionou em 2012 e só voltou a treinar em 2014. “Foram muitas sessões de fisioterapia e treinamento de musculação para fortalecer e não forçar tanto os ligamentos do joelho”, justifica.

Apoio

O treinamento, desde seus 9 anos, as viagens, alimentação, além de equipamentos, medicamentos e a recuperação para voltar a prática do judô, foram custeados pela família, além do apoio da academia de Juan Jimenez. “Tudo o que ela conquistou até agora foi praticamente sem a ajuda de ninguém, somente nós aqui da academia e os pais de Any é que ‘bancaram’”, explica Jimenez. Ele lembra da falta de interesse do empresariado e do poder público. “Esportes de rendimento aqui em Umuarama, seja o judô, karatê – quaisquer artes marciais –, atletismo, enfim, não podem contar com apoio financeiro, seja ele de empresários ou até mesmo da Secretaria de Esportes do Município. Aqui, na cidade, a Any, tem que comprar o próprio quimono para competir e levar o brasão de Umuarama para um campeonato deste porte”, lamenta Jimenez.

Por sua vez, o diretor de esportes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Umuarama, Jeferson Gabriel Alves Ferreira, lembra que, com o orçamento resumido, é difícil conseguir disponibilizar recursos para tais esportes. 

O orçamento anual da Smel é de pouco mais de R$ 1,1 milhão, que estão distribuídos para despesas mensais, como água, energia. “Deste montante sobram apenas cerca de R$ 200 mil no ano todo”, lembra Jefinho. O diretor ressalta que o objetivo da administração é mudar este panorama. “O prefeito Celso Pozzobom pretende mudar este quadro, mas por enquanto tem que trabalhar com este orçamento. A intenção é poder apoiar todos os esportes praticados no município”, comenta Jefinho, ressaltando que o judô é uma destas categorias. “Eu já conversei com o Juan Jimenez e nossa intenção aqui na secretaria, é promover na cidade uma fase do campeonato paranaense”.

Fonte:

Deixe seu comentário