Portal da Cidade Umuarama

Gymnasídade

Atleta de Icaraíma representa o Brasil em Olimpíadas no Marrocos

Hoje na equipe de Atletismo de Campo Mourão, a jovem foi revelada no projeto social do educador físico Fábio Silva de Oliveira, em Icaraíma

Publicado em 03/05/2018 às 23:35
Atualizado em

Tainá Beatriz Antunes, de 16 anos, está na cidade de Marrakech, Marrocos, representando o Brasil (Foto: Divulgação)

A atleta Tainá Beatriz Antunes, de 16 anos, está na cidade de Marrakech, Marrocos, representando o Brasil na Gymnasídade – uma espécie de Olimpíada Escolar –, que começou no último dia 2 e segue até o próximo dia 10.

Hoje integrante da equipe de Atletismo de Campo Mourão, a jovem foi revelado pelo educador físico Fábio Silva de Oliveira, de 36 anos, em um projeto social que ensina atletismo a crianças de Icaraíma (a 69 quilômetros de Umuarama).

“Inicialmente o projeto surgiu como forma de construir atletas para os jogos escolares e de proporcionar atividades lúdicas além das comumente existentes, como os jogos em celulares, e agora, ele tira a criançada da rua e revela atletas”, comentou Fábio.

No ano passado, a atleta foi segundo lugar no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo. Mas, em 2016, Beatriz já havia conquistado primeiro lugar no nacional nas provas de 1.000 rasos e 1.000 com barreira. Além dessas conquistas, a estudante coleciona um tricampeonato no Campeonato Paranaense Sub-16 (1.000 metros com barreira) e um bicampeonato nos 1.000 rasos.

Beatriz garantiu vaga para a Gymnasídade após participar no início deste ano da seletiva nacional, que aconteceu em São Paulo, conquistando ouro nos 1.500 metros rasos. “É mais um grande resultado alcançado através de muita dedicação e empenho. É mais um momento especial para Campo Mourão” disse Paulo Cesar Costa, atual técnico da atleta.

A primeira vez que a Gymnasídade aconteceu foi em 1974 na cidade de Wiesbaden na Alemanha. De lá para cá foram 16 edições do evento, que em 2013 foi realizado no Brasil. A Gymnasídade é a maior competição escolar do mundo. O evento é realizado e executado pela Federação Internacional do Desporto Escolar em parceira com federações e confederações do mundo inteiro.


Projeto social

Atualmente o projeto social realizado em Icaraíma conta com 75 jovens entre oito e 17 anos, e muitos deles carentes. Alguns treinam descalços em uma avenida do município. E, apesar da precariedade na estrutura, o projeto continua revelando grandes atletas que hoje treinam em equipes profissionais do Estado.

Apoio ao projeto, como a doação de calçados para os atletas, pode ser feito por meio de contato com o professor Fábio pelo telefone (44) 9 9874 2296. O projeto funciona todas as terças e quintas, das 17h às 19h na avenida João Ferreira de Andrade.


Fonte:

Deixe seu comentário