Portal da Cidade Umuarama

esporte

Abertura dos Jogos da Juventude festeja chegada de atletas e dirigentes

Mais de 140 equipes masculinas e femininas de 33 municípios disputam medalhas em cinco modalidades

Postado em 23/07/2019 às 17:43 |

(Foto: Tiago Boeing / PMU)

O clima de alegria e confraternização marcou a abertura da fase regional da 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), na noite desta segunda-feira, 22, no Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa. Ginastas e atletas de várias delegações, autoridades e população protagonizaram um grande espetáculo, organizado pela Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), com a presença do Tiro de Guerra 05.012.

No total, mais de 140 equipes masculinas e femininas de 33 municípios da Regional 6 disputam as modalidades de futsal, futebol, basquete, voleibol e handebol. A competição envolve cerca de 1.350 pessoas, entre atletas, técnicos e organizadores das comissões estadual e municipal. As delegações entraram na quadra por um corredor formado pelos atiradores do TG. 

O público também foi presenteado com uma apresentação da equipe de ginástica rítmica da Universidade Paranaense (Unipar) e com o time dos Tigres de Umuarama, atual campeão dos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), disputados recentemente em Londrina, tudo isso antes da entrada dos atletas e técnicos. 

Presente à cerimônia, o prefeito Celso Pozzobom disse que a cidade não mediu esforços para atender o governo estadual. “Nos empenhamos para acolher bem a todos. O esporte é uma área prioritária nesta administração, pois sabemos a importância das atividades esportivas e de lazer na vida e no desenvolvimento das nossas crianças, jovens e adultos. Por isso estamos investindo na revitalização e ampliação das nossas praças esportivas, parques e praças onde a comunidade pode se divertir, conviver e ter mais qualidade de vida. Obrigado a todos os envolvidos pela confiança”, disse. 

O chefe escritório do IPCE (Instituto Paranaense de Ciência do Esporte/ Esportes Paraná), Adalberto Rigobello, parabenizou os envolvidos na competição, em especial atletas e dirigentes, e agradeceu à administração municipal pelo empenho em receber a competição. “Além do município de Umuarama, é preciso agradecer aos prefeitos pelo apoio aos times aqui presentes, seja através do transporte ou na parte de estrutura, para o treinamento desses atletas”, afirmou, desejando sorte aos participantes. Também pediu empenho aos times vitoriosos em Umuarama para que representem bem a região na fase final. 

Pira Olímpica

Cinco atletas umuaramenses que se destacam em suas modalidades conduziram o fogo simbólico, na abertura dos jogos. Gustavo, do futsal, acendeu a tocha olímpica e acompanhou Amanda e Liessa, do handebol. Os três se juntaram a Kauê, do vôlei, e levaram a chama até a paratleta Denise, campeã do basquete em cadeira de rodas nos Parajaps, com o Tigres de Umuarama. 

Denise foi içada ao teto do ginásio de esportes com o auxílio do Corpo de Bombeiros e acendeu a pira olímpica, emocionando o público que acompanhava a cerimônia. Rodrigo Moura, do basquetebol, realizou o juramento do atleta. Os Jogos da Juventude do Paraná são promovidos pelo governo do Estado, por meio da Esporte Paraná, com apoio da Prefeitura de Umuarama.


Fonte:

Deixe seu comentário