Portal da Cidade Umuarama

prevenção

Unipar suspende aulas presenciais dos cursos de graduação e de pós-graduação

Aulas em ambientes virtuais continuam normalmente; medida tem por objetivo colaborar para prevenção do coronavírus

Publicado em 17/03/2020 às 04:53

Nota foi divulgada na tarde desta terça-feira (17) (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

Em Ato Executivo publicado na tarde desta terça, 17, a Reitoria da Universidade Paranaense estabelece medidas de suspenção, por tempo indeterminado, das atividades acadêmicas presenciais dos cursos de graduação e pós- graduação, em todas as suas Unidades, situados em Umuarama, Toledo, Guaíra, Paranavaí, Cianorte, Cascavel e Francisco Beltrão.

A suspensão vale também para os Polos de Apoio Presencial da Unipar, instalados em várias cidades do Brasil. A Unipar tomou esta decisão considerando as recomendações do Comitê de Biossegurança da Diretoria Executiva de Gestão dos Assuntos Comunitários da Unipar, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Covid-19 (Coronavírus), no meio escolar.

Para isso, também considerou o Decreto do Governo do Estado do Paraná de 16/03/2020 que dispõe das medidas necessárias aos riscos que a situação demanda e o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. E o fato de que os órgãos pedagógicos institucionais da Unipar reforçam a importância da adoção permanente de medidas preventivas ao contágio do vírus em ambientes escolares, a fim de amenizar ao máximo os possíveis danos ao ambiente educacional. Na sexta, 13, a Reitoria já havia expedido um Ato Executivo proibindo eventos ou qualquer atividade que resultasse em aglomerações de pessoas nos seus espaços acadêmicos. Mas, devido ao aumento dos riscos, achou por bem suspender também as aulas.

Porém, neste segundo Ato, ressalta: “As atividades acadêmicas presenciais teóricas da graduação e pós-graduação serão disponibilizadas por meio da plataforma Google for Education a todos os alunos cadastrados ao Classroom (sala de aula virtual), pelo seu e-mail institucional vinculado ao gmail, com a acessibilidade aos conteúdos das disciplinas por PCs, notebooks, tablets e smartphone, durante o período de suspensão das atividades presenciais”.

O Ato ainda esclarece ser obrigatória a participação na plataforma online pelos alunos e professores durante o período de suspensão das atividades presenciais; estes deverão, nos horários correspondentes às aulas presenciais, interagir na plataforma Google for Education [e não pelas redes sociais]. Assim, a presença dos alunos será considerada mediante sua participação/interação nas atividades propostas.

Conteúdos dos Planos de Ensino, como aulas práticas e outras que necessitam de presencialidade, deverão ser postergados e compensados no retomo das aulas presenciais, conforme calendário acadêmico. As avaliações também ficam para o retorno das aulas presenciais.

Eventos e projetos que atendem a comunidade

Este Ato da Reitoria também determina a suspensão de todos os eventos institucionais internos e extemos, assim como os eventos de terceiros nas dependências dos Campi, principalmente aqueles previstos para os auditórios; e de todas as atividades nas dependências da UNIPAR como academia de ginástica, centros de Estética e Cosmética, clínicas, ginásio de esportes e piscinas.

Fonte:

Deixe seu comentário