Portal da Cidade Umuarama

Unipar seleciona mais de 700 estudantes para projetos de pesquisa

Publicado em 10/04/2017 às 08:29

Umuarama – Ao lado do ensino e da extensão, a pesquisa é um dos pilares que dá a uma instituição de ensino superior o título de universidade. É com ela que o universitário tem a oportunidade de adquirir o conhecimento científico, participando de projetos que o insere no mundo da iniciação científica. Na Universidade Paranaense, a pesquisa é encarada com comprometimento, tanto é que os investimentos nesse quesito não são poucos.

Neste ano, mais de 700 estudantes, das sete Unidades, vão ingressar nos programas de pesquisa da Instituição, que abrangem as áreas Agrárias, Tecnológicas, Biológicas, Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais. Sob orientação dos professores pesquisadores, eles terão a chance de atuar em mais de 180 projetos científicos. E quem participa tem a chance de agregar ainda mais conhecimento no currículo acadêmico, pois um projeto de pesquisa faz a grande diferença, não só no contexto universitário, mas também no momento em que sai para procurar emprego. 

“Com esses programas queremos despertar em nosso acadêmico sua vocação para a pesquisa científica, fazendo com que ele desenvolva competências e tenha uma formação diferenciada, comparada aos demais”, ressalta a diretora da Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar, professora Evellyn Wietzikoski. Alessandro Manzotti está cursando o 3º ano do curso de Publicidade e Propaganda e foi um dos selecionados para o PIC (Programa de Iniciação Científica). 

“Estou feliz em saber que vou ter oportunidade de adquirir mais conhecimentos, o que pode me ajudar a ser um diferencial no mercado de trabalho e, quem sabe, até a seguir a carreira na docência”, diz o estudante, afirmando que no programa vai pesquisar sobre videoclipes e narrativas dilatadas, sob orientação do coordenador do curso, professor Rodrigo Oliva. Quem também está feliz é a aluna Leticia Vasques, que vai fazer parte de um programa de iniciação científica pela segunda vez. 

“Foi uma ótima experiência ter participado do PIC no ano passado. Pude adquirir conhecimentos e compartilhá-los nos eventos científicos da Unipar, conhecer alunos e professores de outros cursos e aprender a trabalhar em equipe”, conta entusiasmada a acadêmica do 3º ano do curso de Psicologia. Este ano ela vai integrar o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). 

“Como as experiências foram positivas e meus professores e amigos me incentivaram a continuar, quero me dedicar mais à pesquisa e aprofundar os conhecimentos que ela propicia”, anima-se. Ao se inscrever para o PIC, a participação do estudante ocorre de forma voluntária. Para o Pibic, o estudante selecionado recebe uma bolsa no valor de R$ 300,00, com vigência a partir do dia 1º de abril. 

Mais vagas 

Nesta segunda-feira, 10, começam as inscrições para as vagas remanescentes. A pesquisa da Unipar beneficia com o PIC (Programa de Iniciação Científica) também alunos dos cursos de pós-graduação e da EaD/Unipar. Para estes, as inscrições também começam nesta segunda-feira, 10; mais informações no site da Unipar ou no Copic (Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica), pelo telefone (44) 3621-2849.

Fonte:

Deixe seu comentário