Portal da Cidade Umuarama

Unipar recebe cerca de dois mil trabalhos científicos para apresentação

Publicado em 08/09/2017 às 08:08

Umuarama – Já está quase tudo pronto para o 2º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e 16º Encontro Anual de Iniciação Científica da Universidade Paranaense. Agendados para os dias 26 e 27 de outubro, na Unidade-Sede, em Umuarama, os eventos têm por objetivo contribuir para a difusão do saber científico produzido nas Instituições de Ensino Superior.

A iniciação científica, em específico, propicia ao estudante universitário o treinamento de redação científica e de apresentações dos trabalhos. Integrar pesquisadores discentes e docentes das diferentes áreas do conhecimento é também objetivos do Encontro, realizado pela DEGPP (Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e da Pós-graduação).

‘Diversidade, Sustentabilidade e Inovação’ será o tema central deste ano, com uma programação científica diversificada, composta por módulos temáticos (com duas palestras cada), comunicações orais (realizadas por acadêmicos indicados pelos professores pesquisadores da Unipar), sessões de painéis, oficinas práticas e teóricas e mesas-redondas com a participação de pesquisadores internacionais.

O evento já recebeu 2.173 inscrições. “A previsão é de que esse número passe de dois mil e quinhentos”, prevê a diretora, professora doutora Evellyn Wietzikoski. Para a Mostra, foram inscritos 1.859 trabalhos. Uma equipe de avaliadores está concentrada na tarefa de selecioná-los. Somente os deferidos irão para a exposição.

No dia, todos serão julgados e, os melhores, premiados (Menção Honrosa). “Todos os trabalhos aceitos para a apresentação poderão concorrer à Menção Honrosa. Para pontuação, será avaliada a média global obtida através do somatório das notas na avaliação do resumo pelos consultores Ad Hoc (nota 1), e a nota obtida durante as apresentações dos painéis (nota 2). A nota final de cada trabalho será o resultado da soma simples da nota 1 + nota 2 dividido por 2”, explica a diretora, observando que serão classificados um trabalho por área de concentração para receber Honra ao Mérito. 

Ainda estão abertas as inscrições para quem quer fazer parte do quadro de consultores. Também estão sendo recebidas inscrições para ‘avaliador júnior’; podem participar acadêmicos da graduação e da pós-graduação que fazem parte dos programas de iniciação científica da Unipar, deste ano. Para ouvintes, o prazo para inscrições vai até a véspera do evento.

Fonte:

Deixe seu comentário