Portal da Cidade Umuarama

Referência

Unipar conquista pontuação máxima no Prêmio Inovação e Boas Práticas do Crea

Na categoria Ensino, Pesquisa e Extensão, o trabalho ‘Desafio das Engenharias’ consegue primeira colocação no concurso do Conselho

Publicado em 23/09/2019 às 08:39
Atualizado em

Presidente do Crea, Ricardo Rocha, com os professores da Unipar, Patrik e Everlei, na cerimônia da entrega do prêmio (Foto: Unipar)

Primeiro lugar: este foi o resultado conquistado pelos cursos de engenharia da Universidade Paranaense no Prêmio Inovação e Boas Práticas das Instituições de Ensino, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná.

A Unipar concorreu com o ‘Desafio das Engenharias’, uma das atividades que fez parte da 5ª JETI (Jornada das Engenharias e Tecnologia da Informação), da Unidade-Sede, em Umuarama e conseguiu 40% dos votos. Os coordenadores de Engenharia Civil, professor Everlei Câmara, e de Engenharia Mecânica, Patrik Lopes, participaram da cerimônia de entrega do prêmio, comandada pelo presidente do órgão, Ricardo Rocha.

Segundo o Crea, o objetivo do concurso é reconhecer as instituições que desenvolvem trabalhos diferenciados junto aos acadêmicos, empresas, profissionais ou outros órgãos/entidades, estimulando o desenvolvimento acadêmico e científico e a valorização profissional. O ‘Desafios das Engenharias’ é uma série de atividades que, como o nome diz, desafiam os conhecimentos dos acadêmicos em oficinas e gincana da JETI [evento anual dos cursos].

Entre as que mais causam interesse e empolgação estão construção da ponte de macarrão e do guindaste de palitos; lançamento de foguetes; desafio de taludes; provas do carrinho elétrico, do robô sumô; e simulador de erosão. As equipes também se confrontaram nos desafios Bolsa de valores, Horta sustentável, Perfil do solo, Concreto colorido, Concrebol, Usinagem, Hackaton, Invasão da rede Wi-Fi, Cabeamento de rede e concursos de fantasia e cultural.

As equipes, necessariamente, têm que ser formadas por acadêmicos de todos os cursos envolvidos. No mínimo, um de cada. A JETI aconteceu no mês passado, com participação de cerca de 300 participantes. Durante toda a semana, acadêmicos das Engenharias Agronômica, Civil, Mecânica, Ambiental, da Computação, de Software, Elétrica, Mecatrônica e Química e de Sistemas de Informação, das modalidades presencial e semipresencial, se uniram nessas atividades extraclasses.

O trabalho premiado disputou na categoria Ensino, Pesquisa e Extensão. Em 2º lugar, com 25,7% dos votos, ficou o trabalho Cimento Termoacústico à base de borracha de pneus inservíveis, da Feitep, de Maringá; e em 3º, com 22,9% dos votos, o Projeto Hortas, da UniFatecie, de Paranavaí.

Fonte:

Deixe seu comentário