Portal da Cidade Umuarama

DIPLOMA

Unipar abre curso de graduação em Gastronomia com metodologia diferenciada

Opção está na lista dos cursos de graduação a distância da Instituição

Publicado em 26/02/2020 às 23:39
Atualizado em

No estúdio de gravação do curso de Gastronomia, o professor Alexandre ministra uma de suas 40 aulas programadas: recursos de ponta garantem o dinamismo que a tarefa requer (Foto: Divulgação/Unipar)

Este ano tem novidade na grade da modalidade de educação a distância da Universidade Paranaense – Unipar. Trata-se do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, que destaca, em seu projeto pedagógico, o objetivo de formar profissionais com competência técnica e versatilidade para atuar neste crescente nicho de mercado.

As disciplinas que formam a grade curricular do curso, já aprovado pelo Ministério da Educação, buscam valorizar ainda mais esta profissão, oferecendo, com metodologias modernas, ensino de todas as técnicas e ferramentas necessárias para conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias. O alto nível do corpo docente é um dos destaques do curso. Mas para alcançar o sucesso que espera desta novidade, a Unipar investiu alto também num espaço especial de gravações: uma cozinha que é, ao mesmo tempo, estúdio e sala de aula. Projetada em conceitos arquitetônicos modernos, que unem o belo ao funcional, a cozinha foi montada com equipamentos sofisticados. Entre eles estão fornos combinados [que combina calor e vapor] e ultracongeladores [frízer que chega a -35ºC em minutos].

A estreia do espaço ficou para o professor da disciplina ‘Fundamentos da gastronomia e habilidades básicas de cozinha’, o chefe de cozinha Alexandre Gimenes, de Londrina. Especialista na área, Gimenes tem vinte anos de atuação no mercado de trabalho, dos quais 16 também na docência. “Assim, o curso começa com o privilégio de contar com professores qualificados e experientes, como Gimenes, que leciona em várias outras instituições do Brasil”, atenta o coordenador do curso, professor Alan Pablo Grala.

Ele informa que o curso é dividido por módulos temáticos, que abrangem também estudos ligados à higiene, controle de qualidade e bioquímica dos alimentos, ciências sociais, gestão, planejamento e processos de negócios. Fazem parte do rol as disciplinas Cozinha brasileira, Cozinha clássica, Cozinha internacional e Cozinha contemporânea.

Diploma como diferencial Do alto de sua experiência, o professor Alexandre recomenda o curso aos que desejam se habilitar na área, já que os recrutadores nesse mercado costumam dar preferência por colaboradores diplomados. Ele diz que o diploma é fundamental para quem quer encarar a gastronomia com responsabilidade e competência. “Na hora de concorrer a uma vaga de emprego sai na frente quem comprova que tem no currículo conhecimentos teóricos, além de práticos”, destaca, lembrando que na universidade o aluno encontra recursos para uma formação eficaz e conta com os professores para orientá-lo. E para o curso de Gastronomia da Unipar, só tem elogios: “Com muita seriedade e proposta pedagógica inovadora, a Unipar conta com excelente estrutura!”.

Diploma como diferencial 

Do alto de sua experiência, o professor Alexandre recomenda o curso aos que desejam se habilitar na área, já que os recrutadores nesse mercado costumam dar preferência por colaboradores diplomados. Ele diz que o diploma é fundamental para quem quer encarar a gastronomia com responsabilidade e competência. “Na hora de concorrer a uma vaga de emprego sai na frente quem comprova que tem no currículo conhecimentos teóricos, além de práticos”, destaca, lembrando que na universidade o aluno encontra recursos para uma formação eficaz e conta com os professores para orientá-lo. 



Fonte:

Deixe seu comentário