Portal da Cidade Umuarama

Umuarama recebe o I Congresso de Sustentabilidade do Noroeste

Publicado em 19/09/2017 às 05:02

Umuarama – Começou nesta segunda-feira (18) no Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Umuarama, o I Congresso de Sustentabilidade do Noroeste do Paraná – Ensino de Ciências e Agrárias, seguindo até o dia 22. E, paralelamente ao evento, a III IFTECH, o V SEEPIN e o V SeTec – Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos.

A abertura foi às 19h com apresentação cultural, tendo às 20h uma palestra de abertura: Uma Ciência para novos Tempos.

Durante o evento ocorrerão minicursos, palestras, exposições de banners, pôsteres, painéis e protótipos, apresentação de banners, e mesas redondas.

Além de conteúdos acerca da agroecologia e reciclagem, o evento apresentará tecnologias prol sustentabilidade, como forno solar e o tratamento de esgoto com raízes. O coordenador do V IFTECH, Filipe Andrich, comenta o tema geral da exposição de protótipos. “São protótipos direcionados para o dia-a-dia, como por exemplo, os móveis feitos com madeiras reaproveitadas, que são voltados para a habitação popular”.

Filipe ainda ressalta a importância da participação da comunidade umuaramense. “O Congresso está aberto para o público em geral, e não só o tema fomenta uma discussão válida para todos, como vários trabalhos de extensão do IFPR aqui em Umuarama são voltados à comunidade local”, afirma.

“Esse é um dos únicos congressos gratuitos do país, e estamos trazendo palestrantes dos mais variados lugares, até do Maranhão. Esperamos uma boa participação do público, pois, só de inscritos, já temos 360 aproximadamente,” comenta Norma Barbado, uma das coordenadoras do evento.

Na quinta-feira (21) haverá o Abraço Ambiental, às 9h, no Bosque Uirapuru, como parte do Congresso. Todas as demais atividades acontecerão no IFPR Campus Umuarama. 

Para saber a programação e demais informações, acesse https://www.doity.com.br/i-congresso-de-sustentabilidade-do-noroeste-do-parana

Fonte:

Deixe seu comentário