Portal da Cidade Umuarama

Umuarama realiza o seu 1º Campeonato de Cubo Mágico

Publicado em 23/04/2017 às 23:11

Umuarama - Nos 29 e 30 de abril, a Capital da Amizade será sede do 1º Campeonato de Cubo Xetá. Organizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Paranaense (Unipar) e Serviço Social do Comércio (Sesc), o campeonato acontecerá no salão de eventos do campus III da universidade e deve contar com mais de dez modalidades.

A disputa do jogo é comum em diversas regiões do Brasil, mas pouco explorada na região de Umuarama, como conta a praticante Bruna Fernanda Barbado, que é uma das organizadoras do evento. “A ideia surgiu porque já participei de quatro campeonatos, como em São Paulo onde disputei o mundial, outro na cidade de Santos. Em Curitiba ganhei duas medalhas de prata e outro em Maringá, onde ganhei uma medalha de ouro. Então como o Paraná realiza poucos campeonatos decidimos fazer aqui em Umuarama”, esclarece.

Apesar de não ser considerado como esporte, o campeonato é oficializado pela Associação Mundial de Cubo Mágico – CWA. “O campeonato dispõe de 14 categorias diferentes e a única regra é conseguir montar o cubo no tempo limite que está disponível no cronograma. Para garantir que tudo ocorra dentro das regras haverá um representante oficial da CWA presente nos dias da competição”, comenta Bruna.

De acordo com a organizadora, a falta desse tipo de competição acaba chamando a atenção de competidores da região. “Como é a primeira vez que fazemos um campeonato desse porte na cidade, a expectativa é boa, esperamos cerca de 30 competidores, já temos inclusive inscritos de Maringá”, ressalta.

O evento, além da intenção de mostrar a cultura do cubo mágico, pouco conhecida, para crianças, jovens e adultos, quer estimular futuros competidores. “Pretendemos apresentar o cubo para a população umuaramense para fazer ano que vem um evento maior e quem sabe se tornar um evento anual na cidade”, encerra.

Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 27 de abril pelo link https://goo.gl/8PDiJ8 ou na hora do campeonato, com taxa de R$ 10 e mais R$ 1 para cada modalidade adicional.

Categorias 

Cubo 3x3x3 normal, vendado, com apenas uma mão e em menos movimentos; Cubo 2x2x2; Cubo 4x4x4; Cubo 5x5x5; Cubo 6x6x6; Cubo 7x7x7; Megaminx; Pyraminx; Skewb; Saquare-1 e 3x3x3 Múltiplos Cubos Vendados.

Serviço

Campeonato de Cubo Mágico Xetá
Dias: 29 (Início às 8h) e 30 de abril (Início às 19h)
Local: Salão de Eventos – Campus III Unipar
Inscrições: https://goo.gl/8PDiJ8

Fonte:

Deixe seu comentário