Portal da Cidade Umuarama

Umuarama passa a contar com força tarefa de resposta a desastres

Publicado em 26/09/2017 às 08:07

Umuarama – Na última terça-feira (19), o 6° Subgrupamento de Bombeiros Independente de Umuarama iniciou a capacitação de 10 bombeiros-militares para integrarem a Força Tarefa de Resposta a Desastres, especializada em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec). E nesta semana o grupo também começa a ser instruído no Salvamento em Águas Rápidas (SARp).

De acordo com o tenente Wilian Rodrigo Marques, o objetivo desta formação visa atender o Decreto Estadual n° 7337/2017, que instituiu a Força Tarefa no Estado do Paraná, e tem como principal objetivo uma eficiente resposta frente aos desastres, reunindo, organizando e direcionando recursos para o atendimento de ocorrências de grande vulto.

“Recebemos recentemente da Defesa Civil dois veículos e equipamentos para a realização dos dois tipos de salvamento, e a meta é formar outras equipes para a resposta rápida de desastres, seja eles na região ou até mesmo fora do Estado”, comentou o oficial. 

O treinamento conta com aulas teórico-práticas, sendo repassados protocolos internacionais de atendimento de ocorrências ligadas aos dois tipos de socorro. São ensinadas técnicas de busca e resgate de vítimas, abertura de acessos nos escombros, movimentação e estabilização de cargas, utilização de equipamento de proteção individual e a utilização de ferramentas.

Fonte:

Deixe seu comentário