Portal da Cidade Umuarama

Educação

Umuarama participa de discussões sobre cooperação pedagógica em Curitiba

Workshop vai coletar subsídios para o planejamento do regime de colaboração educacional entre o Estado, por meio da Seed, e os municípios

Publicado em 03/07/2019 às 21:57
Atualizado em

Secretária municipal Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, da Prefeitura de Umuarama, participará do encontro em Curitiba (Foto: Tiago Boeing)

O Núcleo de Cooperação Pedagógica com os Municípios, da Secretaria de Estado da Educação, realizará um workshop em Curitiba, para coletar subsídios ao planejamento do regime de colaboração entre o Estado e os municípios paranaenses no setor educacional. Ao todo, são aguardados cerca de 30 participantes, entre equipe interna da secretaria, direção da Undime/PR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), representante da AMP (Associação dos Municípios do Paraná, representantes dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) e secretários municipais de Educação.

Entre os 399 municípios do Estado, 10 secretários de Educação foram convidados para participarem da construção da proposta de cooperação pedagógica, entre os quais a secretária municipal Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, da Prefeitura de Umuarama. Serão dois dias de planejamento – 04/07, das 8h30 às 17h30, e 05/07, das 8h30 às 12h –, no Chapéu Pensador (Rua Lúcio Rasera, 707 – Bigorrilho, Curitiba).

Além da equipe técnica da Seed, estarão presentes os secretários de Educação Rosa Rodrigues de Carvalho (Ubiratã), Eliane Felício de Souza Tonin (Faxinal), Márcia Aparecida Baldini (Cascavel), Mara Elizete Martins (Santa Mariana), Mayra Ilda Moraes (Uraí), Márcia Mendes Luciano (Manoel Ribas), Rose Maria Sirço (Ivaiporã), Mauriza Lima Menegasso (Umuarama) e Vandecy Silva Dutra (Paranaguá).

“O workshop vai coletar subsídios para o planejamento do regime de colaboração entre o Estado, por meio da Seed, e os municípios, em parceria com o Instituto Natura, a Fundação Lemann e a Associação Bem Comum”, informa a coordenadora do Núcleo de Cooperação Pedagógica, Eliane Bernardi Benatto.

Para Mauriza Lima, é muito importante a presença de Umuarama nessas discussões. “É uma oportunidade de mostrar o trabalho que temos realizado na Educação municipal e conhecer novos projetos e experiências de sucesso, além de definir como a Seed e o Governo do Estado podem contribuir para o desenvolvimento educacional nos municípios. Através das parcerias podemos acelerar os avanços e ampliar os investimentos para estimular o setor e, desta forma, dar a melhor educação para as nossas crianças”, comentou.

A rede municipal de ensino conta com 42 estabelecimentos em Umuarama e cerca de 9 mil alunos matriculados na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Fonte:

Deixe seu comentário