Portal da Cidade Umuarama

A partir de 2021

Umuarama e outras cidades da região terão colégios cívico-militares

A nova modalidade de ensino funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio

Publicado em 26/10/2020 às 02:35
Atualizado em

Programa apresentado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta segunda-feira (26) terá investimento de R$ 80 milhões e atenderá 129 mil alunos (Foto: AEN)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira (26), no Palácio Iguaçu, que o programa de colégios cívico-militares será implementado em 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do Estado a partir de 2021. O investimento direcionado a cerca de 129 mil alunos será de cerca de R$ 80 milhões.

A nova modalidade de ensino funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.

Os colégios foram selecionados pela Secretaria de Educação e do Esporte e haverá uma consulta à comunidade escolar a partir desta terça-feira (27) para oficializar a indicação. Um dos diferenciais é o aumento da carga horária curricular, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais. A lei foi aprovada neste ano pela Assembleia Legislativa do Estado, mas o programa está sendo planejado desde o ano passado.

Cidades da região onde o projeto será implementado

Os projetos serão implementados em Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Guaíra, Paranavaí e Umuarama. Confira a lista das escolas aqui. Em Umuarama os colégios escolhidos foram o Zilda Arns e o Manuel da Nóbrega.

Fonte:

Deixe seu comentário