Portal da Cidade Umuarama

Qualificação

Prefeitura de Umuarama oferece curso grátis para operador de empilhadeira

Secretaria de Indústria e Comércio vai oferecer a capacitação prática a 24 alunos no Sest-Senat de Umuarama

Publicado em 10/03/2023 às 16:37
Atualizado em

A formação terá 32 horas-aula e será dividida em três turmas, com aulas teóricas e práticas realizadas na unidade local do Sest/Senat (Foto: Freepik)

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, por meio da Agência do Trabalhador de Umuarama, vai oferecer o curso básico de operador de empilhadeira. São 24 vagas e o melhor é que será totalmente grátis. A formação terá 32 horas-aula e será dividida em três turmas, com aulas teóricas e práticas realizadas na unidade local do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Para o secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, o mercado de trabalho demanda a qualificação dos profissionais e existem oportunidades de trabalho na cidade para o cargo de operador de empilhadeira. “É um curso muito importante, que pode transformar a vida do cidadão, por isso decidimos iniciar os cursos grátis de 2023 por este, que será ministrado por instrutores de trânsito e técnicos de segurança do trabalho altamente capacitados”, comenta.

Segundo o diretor da Agência do Trabalhador, Fabio Parmegiani, a primeira turma deve iniciar as aulas já na primeira quinzena de abril, porém os dias e horários ainda não foram definidos. “Após termos todas as inscrições em mãos, vamos nos reunir com a coordenação do curso para definir os detalhes dessa super capacitação profissional”, comenta, relatando que a agenda e o cronograma só podem ser feitos após a contratação das empilhadeiras.

A gerente do Sest Senat, Chrislainy Chedlovski, observa que muitas empresas, em todo o Brasil, contratam os trabalhadores somente se eles forem formados pelo Sest/Senat. “A padronização e os treinamentos do curso são nacionais, o que dá uma garantia de melhor qualidade. Os alunos que tiverem essa oportunidade oferecida pela Prefeitura seguramente sairão do curso com muitas informações, teóricas e práticas, sobre o desempenho da função”, afirma.

O conteúdo programático (lições) preparado, destaque para as abordagens sobre temas como características das empilhadeiras, procedimentos para organização das tarefas de movimentação de cargas, regras de segurança e prevenção de acidentes, manutenção dos equipamentos e legislação. “Mesmo sendo um curso básico, introdutório à profissão, os alunos seguramente vão sair dali já capazes de entender o funcionamento das máquinas, tendo a capacidade para iniciar os trabalhos”, pontua Chrislainy.

Parmegiani complementa ainda que as inscrições devem ser feitas na Agência do Trabalhador, que fica da avenida Rio Branco n° 4211 – com o telefone (44) 3621-1100 –, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. “Para se inscrever é preciso levar a Carteira Nacional de Habitação (CNH) categoria B, Carteira de Identidade (RG) e o CPF, lembrando que o curso é gratuito”, pontua.

Fonte:

Deixe seu comentário