Portal da Cidade Umuarama

Ranking

UEM aparece entre as cinco melhores universidades estaduais brasileiras

E no Estado, a Universidade de Maringá é a segunda no ranking, ficando atrás da Universidade Federal do Paraná

Publicado em 08/06/2020 às 22:17

No cenário brasileiro, em que a Universidade de São Paulo lidera o ranking, a UEM aparece na 32ª posição (Foto: UEM)

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) foi classificada em mais um ranking internacional destacando-se entre as melhores universidades de todo o mundo na avaliação do Center for World University Rankings 2020/2021 (CWUR), no qual a UEM ocupa a posição 1.249 entre mais de duas mil universidades globais bem avaliadas.

No cenário brasileiro, em que a Universidade de São Paulo lidera o ranking, a UEM aparece na 32ª posição, entre as 57 instituições citadas pelo CWUR. Se considerado apenas as universidades estaduais, a UEM figura no Top 5. E no Estado, a Universidade de Maringá é a segunda no ranking, ficando atrás da Universidade Federal do Paraná.

Desde 2012, o CWUR publica o ranking acadêmico de universidades globais que considera fatores como qualidade da educação, empregabilidade de egressos, títulos e homenagens, além de desempenho em pesquisa. A avaliação não depende do envio de dados pela universidade, segundo informa a assessora especial de Gestão Estratégica da UEM, professora Márcia Marcondes Altimari Samed. Ela comenta ainda que os dois primeiros fatores contribuem com 25% cada no peso da avaliação final. Para títulos e homenagens a porcentagem é 10% e 40% para o desempenho em pesquisa.

O ranking começou como um projeto em Jeddah, na Arábia Saudita, com o objetivo de classificar as cem melhores universidades do mundo. Em 2019, o ranking foi expandido para listar as duas mil melhores entre as vinte mil universidades globais . 

Na última avaliação do CWUR, a UEM aparecia na posição 1.154 no ranking mundial e em 26º lugar entre as universidades brasileiras.

Para Márcia Samed, estas pequenas oscilações, para baixo ou para cima, são normais em rankings como este. É necessário considerar que na avaliação geral o desempenho da UEM se manteve em destaque nos cenários mundial e brasileiro, conseguindo manter-se ao lado de Instituições consolidadas.

Fonte:

Deixe seu comentário