Portal da Cidade Umuarama

Temer dará posse a Osmar Serraglio como ministro da Justiça e Cidadania

Publicado em 06/03/2017 às 08:46

Umuarama – O presidente Michel Temer empossará nesta terça-feira (07), às 15h, em cerimônia no Palácio do Planalto, Osmar Serraglio como ministro da Justiça e Cidadania. Além da chancela dos colegas de partido, pesou a favor de Serraglio sua formação jurídica. Professor universitário, ele é mestre em Direito pela PUC/SP e tem especialização em processo civil pela Universidade Paranaense (Unipar).

Serraglio nasceu em Erechim, em 23 de maio de 1948. Em Tapera, estudou no seminário Sagrado Coração de Jesus. Aos 15 anos, junto com os pais e quatro irmãos e uma irmã, mudou para o Paraná, onde fez sua carreira jurídica e política. Formou-se em Direito na década de 1970, foi professor em curso de técnico de contabilidade e presidente da Associação dos Professores do Estado do Paraná.

Advogado, Serraglio filiou-se o MDB em 1978 e seguiu no partido após a mudança do nome para PMDB. Foi assessor jurídico de prefeituras no Noroeste do Paraná, até ser eleito vice-prefeito de Umuarama em 1992. Ficou no cargo até 1996. Dois anos depois, elegeu-se para o primeiro dos cinco mandatos consecutivos de deputado federal. Ano passado, votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff.

Com experiência limitada no Executivo, o peemedebista assume o cargo com o desafio de controlar a crise da segurança pública, que teve chacinas em presídios e protestos de policiais militares pelo país. Serraglio terá de tirar do papel o controverso Plano Nacional de Segurança, lançado por Moraes. Outro desafio trata de conter a insatisfação da Polícia Federal, que aponta movimentos para barrar a Operação Lava-Jato.

Seu momento de maior destaque ocorreu entre 2005 e 2006, quando foi relator da CPI dos Correios, que abriu as apurações sobre a compra de apoio parlamentar ao governo Lula, no escândalo do mensalão. À época, teve a postura elogiada por parlamentares. 

“Ele é uma pessoa muito educada, às vezes não se tem ideia do que ele é capaz. Mas ele foi decisivo para a CPI dos Correios, que teve o resultado que teve”, afirma o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, que fez campanha por Serraglio na Justiça.

Fonte:

Deixe seu comentário