Portal da Cidade Umuarama

DISTRITO

Televisando premia os melhores trabalhos do concurso cultural 2017

Escolas de Serra dos Dourados vencem prêmio Televisando

Publicado em 25/10/2017 às 07:59

As estudantes Larissa Cristina Bigote, orientada pela professora Rosana Rafael Bercelline, e Nicoly Aparecida Kaway da Silva Furyama, instruída pela professora Luzia Stevanato Araújo, das escolas municipais Serra dos Dourados e São Francisco de Assis, foram as vencedoras das categorias ‘ilustração’ e ‘história em quadrinhos’ do concurso cultural Televisando, um projeto de mídia e educação do Instituto GRPCOM da Rede Paranaense de Comunicação (RPC). Alunas e professoras foram premiadas com certificado, tablet, camiseta e troféu, enquanto as escolas receberam uma placa de reconhecimento pela parceria.

O anúncio dos vencedores ocorreu nesta semana, na última segunda-feira, 23, e foi acompanhado pelo prefeito Celso Pozzobom e pela secretária municipal de Educação, Maria Clory Zanferrari. O projeto envolve uma temática atual, ponto de partida para as discussões e reflexões com o uso da mídia. Em 2017 o tema é “Viver bem, que mal tem”, dividido nos subtemas alimentação, prevenção e bem-estar. Com reportagens especiais, alunos e professores puderam refletir e materializar em seus desenhos o conteúdo desenvolvido em sala de aula.

“Nossas escolas aderiram ao concurso cultural, envolvendo alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal. É um aprendizado a mais para eles, além da carga curricular, em uma parceria importante e produtiva”, comentou a coordenadora educacional Dalva Teodoro de Azevedo da Silveira, no lançamento do projeto. “Tudo que agrega conhecimento é válido para as nossas crianças, pois elas estão em desenvolvimento para se tornarem os futuros cidadãos de Umuarama”, comentou o prefeito Celso Pozzobom.

A primeira categoria ‘ilustração’ foi destinada aos estudantes dos 1º aos 3º anos, já a ‘história em quadrinhos’ foi direcionada aos alunos dos 4º e 5º anos, levando em consideração a criticidade, criatividade, senso de humor e lições aprendidas durante as aulas relacionadas ao projeto. Para os professores, a categoria foi “Prática Pedagógica”, um relato das atividades desenvolvidas com os alunos utilizando a TV como recurso pedagógico.

Neste ano, 1.937 professores participaram do concurso cultural com seus alunos, o que resultou em mais de 25 mil trabalhos produzidos nas duas categorias. Houve aumento de 8% na participação de professores, impactando mais de 86 mil alunos em todo o Estado. No ano passado 41 municípios participam do projeto, que foi lançado em 2008. “É uma iniciativa muito importante para as nossas escolas, pois agrega conteúdo e mantém professores e alunos ligados nos assuntos atuais”, completou a secretária Maria Clory.

Fonte:

Deixe seu comentário