Portal da Cidade Umuarama

Teatro orienta crianças a identificar e denunciar abuso sexual em Umuarama

Publicado em 26/05/2017 às 04:49

Umuarama - A batalha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é contínua e nunca pode parar. Em maio, mês que marca o dia nacional de combate (18 de maio), uma série de ações promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social provocaram grande mobilização da sociedade e motivaram inclusive denúncias de novos casos. Nesta sexta-feira, 26, a exibição de teatro para crianças da rede municipal de ensino encerrou a programação.

Em duas sessões, na parte da manhã e à tarde, centenas de alunos da rede municipal lotaram o teatro do Centro Cultural Vera Schubert para assistiram à peça “Vim Ver Maria”, do Grupo Soarte, de São Paulo, que mostra às crianças orientações sobre como identificar o abuso de forma precoce e como denunciar. De forma lúdica, a peça apresenta ações preventivas contra a violência.

“Com uma narrativa divertida, apesar da importância do tema, o grupo desenvolve situações e sentimentos que a criança enfrenta, quando convive com esta prática lamentável. Existe o medo, a vergonha, a revolta, mas em seguida as personagens mostram atitudes que a ajudarão a enfrentar a situação e denunciar o agressor”, resume a secretária municipal de Assistência Social, Graziella Gomes de Freitas. “A peça mostra essa realidade claramente às crianças, de maneira direta, com humor e orientação”, completou.

Durante o mês, a Assistência Social realizou palestras nas escolas, orientando sobre como evitar a pedofilia e a exploração sexual e a importância de denunciar qualquer suspeita. A programação teve a palestra “Quebrando o silêncio – Prevenção e Combate ao Abuso Sexual Infantil”, no Centro Cultural; houve divulgações e panfletagem nas escolas, na Estação Rodoviária e em hotéis; palestras para estudantes da rede municipal (na sede e nos distritos) e recreação com o público do Centro da Juventude (Ceju), além da divulgação de VT da campanha em canal local de TV.

Fonte:

Deixe seu comentário