Portal da Cidade Umuarama

Educação

Medida cautelar do TCE suspende licitação do transporte escolar de Umuarama

Prefeitura Municipal informa que não haverá prejuízos aos estudantes que precisam do transporte escolar público

Publicado em 14/12/2019 às 00:47
Atualizado em

Um contrato em regime emergencial será feito para que o início das aulas em 2020 ocorra normalmente (Foto: Ilustrativa)

Por meio de medida cautelar emitida pelo conselheiro Durval Amaral, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) suspendeu o andamento da Concorrência nº 10/2019, lançada pela Prefeitura Municipal de Umuarama. O objetivo da licitação é a contratação, pelo valor máximo de R$ 4.600.068,15, de empresa para prestar o serviço de transporte escolar para alunos da rede pública de ensino do Município.

O ato foi provocado por Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) interposta pela Embracol Transportes Ltda. Na petição, a interessada apontou a existência de diversos itens irregulares no edital do certame. No entanto, para o relator do processo, a maior parte deles não apresenta impropriedades ou não pode justificar a suspensão liminar da disputa.

Apenas dois dos apontamentos da representante foram levados em conta pelo conselheiro para expedir a medida cautelar. O primeiro deles diz respeito à falta de comprovação, por parte da administração municipal, de que retirou do instrumento convocatório da licitação a previsão de que todos os ônibus destinados à prestação do serviço sejam emplacados em Umuarama, conforme alegado pela prefeitura em resposta à impugnação administrativa do certame.

A segunda consiste na ausência de estudos técnicos para definir índices contábeis exigidos das licitantes. Conforme Durval Amaral, tal previsão precisa ser devidamente justificada, o que não ocorreu. Ambas as possíveis irregularidades podem restringir a competitividade do certame, resultando em uma contratação financeiramente desfavorável ao município.

O despacho, de 5 de dezembro, foi homologado na sessão do Tribunal Pleno do TCE-PR desta quarta-feira (11). Os efeitos da medida perduram até que o Tribunal decida sobre o mérito do processo.

Com a suspensão, foi aberto prazo de 15 dias para que o prefeito de Umuarama, Celso Luiz Pozzobom; o secretário municipal de Administração, Vicente Afonso Gasparini; e a secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves da Lima Menegasso, apresentem seus esclarecimentos a respeito das possíveis impropriedades apontadas, o que já está sendo providenciado pela Procuradoria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura.

Enquanto o caso não é solucionado, a Prefeitura Municipal informa que não haverá prejuízos aos estudantes que precisam do transporte escolar público, já que um contrato em regime emergencial será feito para que o início das aulas em 2020 ocorra normalmente.

Fonte:

Deixe seu comentário