Portal da Cidade Umuarama

Solenidade nesta sexta abre a Semana da Pátria na Santos Dumont, em Umuarama

Publicado em 01/09/2017 às 06:31

Umuarama - De 1º a 7 de setembro, a Prefeitura de Umuarama realiza atividades cívicas em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. A Semana da Pátria terá atividades concentradas na Praça Santos Dumont, com hasteamento dos pavilhões às 8h30 e arriamento às 18h. A cada dia, uma mensagem cívica será apresentada por representantes de entidades e autoridades políticas, religiosas e civis. Haverá diariamente uma rápida apresentação cultural preparada pelos alunos de algumas escolas municipais.

A Secretaria Municipal de Educação e entidades parceiras organizaram a programação. “Preparamos tudo com muito carinho e o objetivo é reforçar os valores cívicos na nossa sociedade, relembrar essa importante data da história do nosso país e despertar o interesse pelos assuntos nacionais junto às nossas crianças. Contamos com a presença de autoridades, lideranças de vários segmentes e da comunidade em geral. Estão todos convidados”, disse a secretária Maria Clory Zanferrari (Educação).

Todos os dias, o hasteamento será feito por convidados e o arriamento será realizado por soldados do Tiro de Guerra 05.012. Entre a entidades convidadas pela Secretaria da Educação a abrir as atividades estão o Tiro de Guerra, 25ª Batalhão da Polícia Militar, 7ª Subdivisão da Polícia Civil, 6º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Ambiental / Força Verde, Guarda Municipal, Patrulha Escolar Comunitária da PM e Guarda Mirim de Umuarama.

Ainda a Câmara de Vereadores, Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Agência do Trabalhador de Umuarama, Mitra Diocesana, Programa Jovem Adolescente, Centro da Juventude (Ceju), Centro de Convivência do Idoso, Associação dos Idosos de Umuarama (Clube do Vovô), Núcleo Regional de Ensino, colégios e escolas estaduais, ainda as escolas municipais Vinícius de Moraes; São Cristóvão; Tempo Integral; Souza Naves; São Francisco; Rui Barbosa, Malba Tahan e outras, Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu; Conselho do Jovem Empresário da Aciu (Conjove); Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Umuarama.

Também a Associação de Assistência ao Surdos de Umuarama (Assumu), a Apae, Apadevi – Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais, Apromo Albergue e Adefiu (Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama), AME (Associação de Ministros Evangélicos), Rotary Clube, Lions Clube e Lojas Maçônicas da cidade. E ainda as secretarias municipais, a Defesa Social, Provopar; UAB – Universidade Aberta da Brasil; Universidade Paranaense (Unipar); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Faculdade Global de Umuarama (FGU); Faculdade Alfa e Instituto Federal do Paraná (IFPR). Todos estão convidados também para o arriamento do Pavilhão Nacional, sempre às 18h.

Outras entidades estão incluídas nos outros dias da Semana da Pátria. Não haverá presença das escolas no sábado e no domingo, mas no feriado do dia 7 (data em que se comemora a independência) um grupo de alunos estará presente. Para o prefeito Celso Pozzobom, destacar os valores cívicos leva a sociedade a refletir sobre a independência. “No próximo ano, estudamos a realização de desfile cívico militar. Agora, vamos concentrar as atividades na Santos Dumont envolvendo a sociedade, a Prefeitura, as escolas e principalmente as crianças, para despertar nelas o civismo e a cidadania”, justificou.

Fonte:

Deixe seu comentário