Portal da Cidade Umuarama

Sesa confirma a primeira morte por Influenza B em Maringá

Publicado em 05/04/2017 às 06:08

Curitiba - Durante o VI Seminário Estadual sobre Influenza e Outras Doenças Respiratórias Agudas, a Secretaria Estadual da Saúde (SESA) confirmou, nesta quarta-feira (5), a primeira morte por gripe Influenza B no Paraná. Uma mulher de 79 anos, que não tomou a vacina em 2016, mesmo fazendo parte do público-alvo da campanha morreu em Maringá.

Além disso, durante o seminário também foram apresentados os novos números da doença no Estado. Até março, foram 12 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), sendo oito de Influenza H3, três de Influenza B e um de H1N1.

Os casos estão localizados nos municípios de Almirante Tamandaré (1), Curitiba (2), São José dos Pinhais (1), Ponta Grossa (1), Francisco Beltrão (1), Cascavel (1), Maringá (1) e Londrina (4).

Vacina

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, a principal forma de prevenção contra a doença é a vacinação. “O Paraná já tem uma das maiores coberturas do país e ainda queremos mais. Para esta campanha, a meta é chegar a 90% do público-alvo, nada menos do que isso”.

O início da campanha está marcado para o dia 17 deste mês de abril nos 399 municípios do Estado e vai até o dia 26 de maio. A mobilização nacional, também conhecida como Dia D, vai acontecer no sábado, dia 13 de maio. Nesta data, as unidades de saúde ficarão abertas durante todo o dia para vacinar a população que pertence aos grupos da campanha.

A população-alvo inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Neste ano, o Ministério da Saúde também incluiu para a vacinação os professores do ensino regular e superior de escolas públicas e privadas em atividade.

Fonte:

Deixe seu comentário