Portal da Cidade Umuarama

Seminário discute desenvolvimento sustentável da Amerios nesta quinta

Publicado em 21/03/2017 às 05:41

Umuarama – O progresso das cidades da região Noroeste, mais precisamente da Amerios (Associação dos Municípios Entre Rios), que inclui Umuarama, é o foco do 1º SEDES Regional – Seminário de Desenvolvimento Sustentável –, que a Prefeitura de Umuarama e o Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU) realizam em conjunto nesta quinta-feira, 23, no Teatro Neiva Pavan Machado Garcia (Praça Mascarenhas de Moraes, 79, na frente da Igreja Matriz São Francisco de Assis).

O evento, que conta com a organização da Secretaria de Indústria e Comércio da Prefeitura de Umuarama, é uma das primeiras ações realizadas com a nova diretoria do CDU, retomando a discussão de ações para o crescimento sustentável da cidade e dos municípios que integram a região. O secretário da Indústria e Comércio, Douglas Bácaro, coordena a comissão organizadora, ao lado do presidente do conselho, empresário Celso Zolim, e do diretor-executivo Rômulo Jonas Rauen.

Polo regional dotado de infraestrutura básica para atender a população da sede e das cidades vizinhas, a Capital da Amizade precisa planejar seu crescimento levando em conta a vocação socioeconômica local e regional. “Já não podemos mais pensar unicamente em Umuarama. A cidade é polo e, para haver desenvolvimento com sustentabilidade, precisa levar junto a região. Temos questões importantes do ponto de vista logístico e estrutural que precisam balizar as discussões para sustentar o crescimento, proporcionando evolução para toda a região da Amerios”, ponderou o secretário Douglas Bácaro.

Entre as necessidades estruturais, o secretário destaca a duplicação da rodovia PR-323, ampliação do aeroporto para linhas aéreas regulares, atração de grandes indústrias para geração de emprego, expansão do comércio e setor de serviços. “Temos um grande potencial para ser desenvolvido e o prefeito Celso Pozzobom, antenado às necessidades, é um dos nossos grandes incentivadores deste projeto”, acrescentou.

O seminário conta com o envolvimento de representantes da Prefeitura, CDU, Amerios, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Senai, Sebrae, Senac, Fecomércio, Fiesp, Agência Paraná de Desenvolvimento, Sanepar, Universidade Paranaense (Unipar), Fundação Cândido Garcia, Sindilojistas, Cacier, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sincouma, Sicoob e Oeste em Desenvolvimento, entre outros parceiros.

Programação

Após o cadastramento dos participantes e a solenidade de abertura, o diretor-presidente Juraci Barbosa Sobrinho falará sobre os produtos e serviços oferecidos pela Agência Fomento Paraná, que financia produtos adequados às demandas de desenvolvimento econômico e social, executa programas de financiamento de responsabilidade do Estado e destina recursos próprios a programas identificados como demandadores de crédito de fomento e associados a projetos.

Após um intervalo, o gerente do Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, fala sobre a importância do desenvolvimento territorial e o papel da sociedade, iniciando por volta das 10h15. A programação segue com talk show (11h15) e após o intervalo para o almoço é a vez de Adalberto Bueno Netto falar sobre a Agência Paraná Desenvolvimento. A última palestra do dia será com Jaime Nelson Nascimento, que apresentará cases de sucesso da região Oeste do Estado, por meio do Projeto Oeste em Desenvolvimento. Coffee break e outro talk show precedem o encerramento do seminário, marcado para as 16h15. 

O prefeito Celso Pozzobom reforça o convite para prefeitos, deputados, empresários, produtores e lideranças da região, destacando a importância dos assuntos abordados no 1º Sedes Regional. “Discutiremos incentivos e financiamentos para pequena, média e grande empresa; elaboraremos um diagnóstico socioeconômico dos municípios, apontando as vocações e o potencial de investimento em cada um; medidas de apoio à micro e pequena empresa e ao empreendedor individual; e conteúdos motivacionais. Precisamos mobilizar as cabeças pensantes para buscar alternativas viáveis para a região, pois não adianta apenas Umuarama se desenvolver. Precisamos atrair grandes investimentos, empresas e obras públicas de abrangência regional e para isso é preciso união de esforços”, convidou.

Fonte:

Deixe seu comentário