Portal da Cidade Umuarama

Seminário defende a união de esforços para promover o desenvolvimento regional

Publicado em 23/03/2017 às 03:46

Umuarama - O desenvolvimento coordenado do Noroeste do Paraná pautou as discussões do 1º SEDES Regional – Seminário de Desenvolvimento Sustentável –, que a Prefeitura e o Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU) realizaram nesta quinta-feira, 23, no Teatro Neiva Pavan Machado Garcia. Deputados, prefeitos, vereadores e lideranças do setor empresarial e educacional – entre outros – contribuíram com ideias, enriquecendo as discussões do evento.

O seminário foi aberto pelo prefeito Celso Pozzobom, focando a necessidade de buscar o desenvolvimento conjunto das cidades que integram a Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios) –, em vez de pensar individualmente. “Tenho conversado com deputados que tiveram votos na região para unir forças em busca de projetos que contemplem toda a Amerios, e não apenas nossa cidade, porque o crescimento de um depende do outro. Umuarama depende da região e vice-versa”, defendeu.

Entre as demandas urgentes, Pozzobom lembrou a ampliação do Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho para receber voos comerciais regulares, a duplicação da rodovia PR-323, entre Maringá e Francisco Alves, e a manutenção da maternidade que, apesar de ficar em Umuarama, atende mães de toda a região. “Temos desafios para superar em conjunto, problemas que atingem os municípios e criam entraves ao desenvolvimento. O seminário vem lançar essa semente, sintonizar essas demandas e unir esforços para buscar soluções”, completou o prefeito.

O presidente do CDU, Celso Zolim, disse que a manutenção da Região Metropolitana de Umuarama (RMU) deve ser defendida pelas forças políticas dos municípios. “Espero que as ideias discutidas aqui sejam disseminadas pela região, para que o conhecimento produza bons frutos e que consigamos assegurar a continuidade da RMU”, falou.

Os deputados estaduais Fernando Scanavaca e Cláudio Palozi também defenderam projetos regionais, citando o sucesso de iniciativas como o Pater (Programa de Arrendamento de Terras) e o território rural do Noroeste, para atrair investimentos e promover o desenvolvimento do campo e da cidade. “A RMU segurou mais de R$ 600 milhões nos municípios da região por meio de subsídios concedidos no setor habitacional. É um dinheiro que teria sido pago ao sistema financeiro se não existisse a Região Metropolitana”, exemplificou Scanavaca.

A mesa composta pelas autoridades na abertura do SEDES Regional teve ainda as presenças do prefeito Cláudio Sidney de Lima, representando a Amerios; professor Luiz Rômulo Alberton (Unipar); Orlando Luiz Santos, presidente da Aciu; Milton Gaiari, presidente da Sociedade Rural de Umuarama; e do vereador Mateus Barreto, representando a Câmara Municipal.

Programação

Nas palestras, o diretor de Operações do Setor Público da Paraná Fomento, Omar Sabbag Filho apresentou produtos e serviços oferecidos pela agência, que financiam ações voltadas ao desenvolvimento econômico e social, programas de financiamento de responsabilidade do Estado e recursos próprios para iniciativas demandadoras de crédito de fomento.

O gerente do Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, abordou a importância do desenvolvimento territorial e o papel da sociedade. O gerente de desenvolvimento econômico e empresarial da Paraná Desenvolvimento, Jean Alberini, apresentou os serviços disponíveis e o apoio da agência para a região. Na última palestra, Alexandre dos Santos Pacheco, assistente da diretoria geral da Itaipu e membro da Secretaria-Executiva do Programa Oeste Desenvolvimento, apresentou cases de sucesso da região Oeste do Estado, por meio do projeto.

A organização do seminário colheu ideias e demandas apresentadas pelos participantes, que serão reunidas num documento com as necessidades da região, a fim de subsidiar as lideranças para buscarem investimentos e cobrarem soluções nas esferas governamentais.

Fonte:

Deixe seu comentário