Portal da Cidade Umuarama

Secretaria de Educação de Umuarama orienta gestores das unidades escolares

Publicado em 27/01/2017 às 03:25

Umuarama – Diretores, coordenadores e o pessoal administrativo das escolas e centros municipais de ensino infantil tiveram nesta sexta-feira (27) a primeira reunião de gestores das unidades educacionais com a secretária de Educação de Umuarama, Maria Clory Zanferrari. O prefeito Celso Pozzobom esteve presente e disse que, embora a realidade encontrada ao assumir a Prefeitura tenha mudado um pouco o seu planejamento, a educação continuará recebendo atenção especial por conta do seu grande poder de transformação na vida das pessoas.

Mesmo sem reclamar das dificuldades financeiras do município, o prefeito tem lembrado o comprometimento da receita com despesas, contrapartidas em obras públicas e outros encargos. “É tanta coisa para pagar que a administração fica sem capacidade de investimento. Só a nova rodoviária, por exemplo, vai consumir R$ 8 milhões em recursos próprios. Temos que aplicar mais de R$ 12 milhões em obras iniciadas que encontram-se paradas ou em ritmo lento, incluindo duas escolas. Em uma delas, a empreiteira até já abandonou a obra”, informou.

Diante deste cenário, Pozzobom tem buscado racionalizar os gastos, renegociar contratos e enxugar o quadro de servidores comissionados – que de 244 na gestão passada foi reduzido para menos de 50, na atual, dos quais apenas 28 foram contratados. “Temos priorizado servidores de carreira em diversos cargos de diretor e chefe de divisão”, lembrou.

Para realizar todas as ações necessárias, o prefeito pretende trabalhar com planejamento e espera o entusiasmo e o empenho do funcionalismo. “Conto com o apoio dos servidores, porque sozinho não podemos fazer nada. Para Pozzobom, a atuação dos educadores vai muito além das salas de aula. O professor pode educar a criança para a cidadania, a higiene pessoal, o combate à dengue em casa e na comunidade e motivar os pais a separar o lixo reciclável.

“A missão é muito ampla”, destacou. “Por isso, pedimos que os gestores da educação, professores, pessoal da secretaria, enfim, que todos deem o seu melhor e nós, do outro lado, vamos dar as melhores condições de trabalho possíveis, todos voltados ao bem-estar da população. Afinal, somos servidores públicos”, completou.

A secretária Maria Clory apresentou a equipe da Secretaria de Educação, destacou a importância do cuidado com o patrimônio público nas escolas e apresentou o planejamento estratégico para o ano letivo, que depois foi detalhado pelos servidores responsáveis em cada setor. As aulas na rede municipal de ensino serão retomadas no próximo dia 8.

Outros temas tratados 

Aquisição de materiais escolares com recurso do PDDE; uniforme; contratação de psicóloga para a Secretaria de Educação; planejamento coletivo 2017 com adequações, ouvindo os gestores; apresentação do calendário escolar (recreio pedagógico e datas para complementação dos dias letivos); avaliação de desempenho; informações sobre a alimentação escolar; apresentação das orientações para início do ano letivo – Semana Pedagógica (formação continuada e programação do início do ano letivo; assuntos administrativos, pedagógicos e projetos.

Fonte:

Deixe seu comentário