Portal da Cidade Umuarama

Aviso

Responsáveis pelas crianças inscritas no Fila Única devem atualizar cadastros

A atualização é necessária porque muitos pais se mudaram, matricularam os filhos em outros locais ou não apresentam mais interesse nas vagas

Publicado em 19/08/2019 às 02:41

O chamado é válido apenas para quem já está inscrito no Sistema Fila Única (Foto: Ilustrativa)

A Secretaria Municipal de Educação está convocando pais ou responsáveis por crianças cadastradas no Sistema Fila Única para atualização cadastral obrigatória, que será realizada entre os dias 2 a 30 de setembro. O chamado é válido apenas para quem já está inscrito no sistema e os cadastros que não tiverem os dados atualizados neste período serão excluídos a partir de 1º de outubro deste ano.

A secretária Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso (Educação) explica que a atualização é necessária porque muitos pais se mudaram de endereço, matricularam os filhos em outros estabelecimentos ou não apresentam mais interesse nas vagas – algumas permanecem abertas após 16 chamadas, realizadas por meio de editais de convocação publicados na imprensa local.

Pais ou responsáveis por crianças que estejam cadastradas no sistema até a data de 31 de agosto de 2019 devem, obrigatoriamente, comparecer na Secretaria Municipal de Educação para atualizar os dados com os documentos necessários – certidão de nascimento da criança, R$ e CPF do responsável, conta da Copel atualizada e no nome do pai, mãe ou responsável legal pela criança. “Se a conta não estiver no nome do familiar, este deve apresentar outro documento em conjunto”, reforçou a secretária.

Mauriza esclarece, ainda, que o período de 2 a 30 de setembro é destinado exclusivamente à atualização cadastral, “portanto não haverá alteração na classificação das crianças já inscritas”. Na última convocação do Fila Única (a 16ª chamada) foram oferecidas cinco vagas para o Maternal 1 em Umuarama mais três nos distritos, 13 para o Maternal 2 e outras 13 destinadas às crianças do Jardim, em várias instituições de ensino do município.

Há pouco mais de um mês, a Secretaria de Educação reuniu autoridades, pais de alunos e lideranças da sociedade para audiência pública onde foram critérios de seleção para o Programa Fila Única. “As alterações na regulamentação e os critérios para matrículas na educação infantil (0 a 3 anos) são necessários para tornar o processo mais eficiente e justo com as famílias que mais necessitam das vagas, diante da impossibilidade de atender a toda a demanda”, explicou a secretária Mauriza Lima.

A audiência teve a presença do prefeito Celso Pozzobom, da promotora da Vara da Infância e Juventude, Sílvia Leme Correa, de servidores das áreas de Educação e Jurídica da Prefeitura e de vereadores. Após as adequações legais, o Fila Única passará a considerar os seguintes critérios para a concessão das vagas: 1º) Pais ou responsáveis legais que trabalham; 2º) Crianças atendidas por programas sociais; 3º) Famílias com menor renda; e 4º) Ordem cronológica. “Essas prioridades deverão ser respeitadas na ordem crescente, de forma cumulativa”, explicou Mauriza.

Fonte:

Deixe seu comentário