Portal da Cidade Umuarama

Purê de batatas com carne e legumes é o melhor prato da merenda escolar em Umuarama

Publicado em 05/10/2017 às 08:05

Umuarama - O Concurso Gastronômico de Merendeiras definiu os pratos mais saborosos produzidos pelas cozinheiras das escolas da Rede Municipal de Ensino, em Umuarama. O purê de batatas recheado com carne e legumes da merendeira Rosa Bernardino de Melo Silva, representante da Escola Municipal Jardim Birigui, foi escolhido por um juri qualificado como o melhor prato. Em segundo lugar ficou a batata dois sabores, criação da merendeira Cândida Alexandra dos Santos (Escola Municipal São Francisco de Assis – bloco 1) e em terceiro ficou o charuto de repolho com frango ao molho branco (natural), da merendeira Stefhany Aguiar de Freitas (Escola Professora Analides de Oliveira Caruso – bloco 1).

Em sua segunda edição, o concurso foi realizada pela Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação para premiar e divulgar à comunidade receitas culinárias saborosas, elaboradas pelas merendeiras que cuidam da alimentação das crianças nos CMEIs (centros municipais de ensino infantil) e escolas municipais. Foram ferecidas vagas para todas as instituições da rede municipal e 31 merendeiras isncreveram seus pratos.

“O objetivo foi estimular a criatividade das servidoras, divulgar a qualidade da merenda oferecida pelo município e incentivar as escolas a ofertar pratos de baixo custo, com qualidade nutricional e paladar agradável”, explicou a nutricionista Fabiana Tonon Laino, da Divisão de Alimentação Escolar. O concurso premiou também a criatividade na apresentação dos pratos.

“Outra meta foi valorizar as profissionais que, com bastante dedicação e amor, preparam a merenda das nossas crianças, buscando sempre a capacitação e promovendo a troca de informações técnicas e gastronômicas”, acrescentou a secretária da Educação, Maria Clory Zanferrari, na entrega dos prêmios. Ela lembrou que, na elaboração dos pratos, as merendeiras utilizaram apenas produtos oferecidos pela Divisão de Alimentação Escolar para a merenda do dia a dia, conforme lista entregue com o regulamento do concurso.

O prefeito Celso Pozzobom acompanhou a solenidade, na noite de sexta-feira, 29, no salão da Associação dos Servidores Municipais de Umuarama (Assemu), ao lado do deputado federal Osmar Serraglio, da presidente da Câmara, vereadora Maria Ornelas, de secretários municipais e lideranças locais. “É muito bom ver o empenho das nossas merendeiras, saber que elas se dedicam nesta nobre profissão e buscam servir pratos cada vez melhores para as crianças da rede municipal. Esse concurso traz mais entusiasmo e é ainda uma forma de reconhecer o empenho de cada uma de vocês”, disse, parabenizando as vencedoras e demais participantes inscritas.

Premiação

A premiação trouxe um ânimo extra para as participantes. A dona do melhor prato, Rosa Bernardino, recebeu uma TV de LED 32 polegadas. Em segundo lugar, Cândida Alexandra ganhou um telefone celular e Stefhany Aguiar, faturou um kit de produtos d'O Boticário com o terceiro lugar. “Todas as participantes receberão em breve um livro com todas as receitas inscritas na competição”, acrescentou Fabiana Laino.

A comissão julgadora foi composta por 20 integrantes – nutricionistas, representantes do Executivo, do Núcleo Regional de Educação, dos conselhos municipais de Educação e de Alimentação Escolar/CAE e representantes dos patrocinadores. O juri pontuou os pratos levando em conta o sabor (30 pontos), a apresentação (20), a criatividade (20) e aspectos nutricionais (30), perfazendo o máximo de 100 pontos.

Fonte:

Deixe seu comentário