Portal da Cidade Umuarama

Inclusão

Protagonismo da pessoa surda é tema de encontro de educadores em Umuarama

Encontro objetiva mostrar o protagonismo da pessoa surda na sociedade

Publicado em 22/04/2019 às 01:32

Encontro abordará metodologias educacionais que possibilitem o desenvolvimento educacional da pessoa surda (Foto: Ilustrativa)

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama promove nesta terça-feira (23), a partir das 14h, encontro dos profissionais que atendem os estudantes surdos. O evento ocorrerá no auditório do NRE e tem como parceiros na sua realização, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama (Assumu).

De acordo com Viviane Ariosi, do setor de educação especial do NRE, o encontro objetiva mostrar o protagonismo da pessoa surda na sociedade. “Além de exemplos de como o surdo tem um papel importante na sociedade, o encontro abordará metodologias educacionais que possibilitem que ele conquiste esse lugar”, destacou.

No cronograma do encontro estará em pauta a demonstração de pesquisas e palestras com profissionais do IFPR, Assumu e com a professora Nadia Cristiane Valentim Mordegan, que é deficiente auditiva e desenvolve trabalho de destaque na educação de surdos nos anos iniciais de aprendizado na Escola Estadual Paulo VI, em Xambrê e na Assumu, em Umuarama.

Também estarão presentes no encontro dos profissionais que atendem os estudantes surdos: tradutores e intérpretes de Língua Portuguesa (Libras); professores bilíngues Libras/Língua Portuguesa para surdos e ouvintes; profissionais da Assistência aos Surdos de Umuarama e região e técnicos do NRE.

Serviço

Evento: encontro dos profissionais que atendem os estudantes surdos
Local: auditório do NRE, localizado na avenida Castelo Branco, 3328
Data: terça-feira (23)
Horário: 14h
Mais informações: (44) 3621-8600

Fonte:

Deixe seu comentário