Portal da Cidade Umuarama

Projeto universitário ensina alunos da rede pública a cultivar hortaliças

Publicado em 27/06/2017 às 08:32

Umuarama – Diversos estudos já comprovaram que a qualidade de vida está diretamente ligada à prática de exercícios físicos e a uma alimentação saudável, pois são esses dois fatores que fazem nosso corpo funcionar adequadamente. No caso da alimentação, nutricionistas recomendam a ingestão de produtos naturais, como frutas, verduras e legumes.

Seguindo este princípio, o curso de Engenharia Agronômica da Universidade Paranaense lançou no ano passado o projeto de extensão ‘Horta nas Escolas’. A proposta é fazer parceria para implantação das horas e prestar assessoramento, em todas as fases. “A escola deve reservar uma área para produção de hortaliças e os acadêmicos do projeto vão instruir os alunos do ensino fundamental e médio sobre o cultivo e manejo correto”, explica a coordenadora do curso, professora Carolina Amaral, informando que o projeto vai a escolas municipais e estaduais, com a missão também de conscientizar a população sobre a necessidade de ingerirmos alimentos mais saudáveis.

O trabalho de instalação e orientação é feito pelos estudantes da graduação, que recebem a incumbência de transmitir aos professores e alunos da rede pública o conhecimento adquirido nas aulas teóricas e nas atividades práticas da horta didática, instalada no Câmpus Tiradentes. “Este projeto também abre um nicho de mercado para a produção obtida na horta, pois o colégio pode consumir e também comercializar os produtos”, enfatiza a coordenadora. 

A primeira escola a receber o projeto foi a Escola Estadual Manoel Bandeira, de Alto Piquiri. Depois de pronta, na horta foram plantadas sementes de alface, repolho, couve, couve-flor, cenoura, cebolinha e beterraba. Com ajuda dos professores, os próprios alunos da escola ficaram responsáveis pela manutenção da horta e colheita das hortaliças. As escolas interessadas pelo projeto podem entrar em contato com o Prove da Unipar ou com a coordenadora do projeto, pelo telefone (44) 3621-2828, ramal 3853 ou e-mail carolinaamaral@prof.unipar.br.

Fonte:

Deixe seu comentário