Portal da Cidade Umuarama

UNIPAR

Projeto oferece atividades recreativas a mais de dez mil crianças em Umuarama

No mês das crianças, o projeto Espaços de Lazer levou alegria para crianças em oito municípios, com monitoria dos estudantes e supervisão de professores

Publicado em 07/11/2018 às 01:28
Atualizado em

Projeto proporciona momentos de alegria para a criançada (Foto: Divulgação )

Mês da Criança’ em Perobal (Foto: Divulgação )

O curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, organizou uma programação recreativa especial no mês de outubro para as crianças. Via projeto de extensão Espaço de Lazer, as atividades espalharam alegria em diversos locais de Umuarama e em mais sete cidades da região. E o balanço foi bastante positivo. 

As ações do ‘Mês da Criança’ contemplaram cerca de dez mil crianças, em cidades da região: em Perobal, em parceria com a prefeitura, foram 1,2 mil crianças; em Tapira, com a prefeitura, duas mil crianças; em Ivaté, com parceria da Usina Santa Terezinha, 1,2 mil crianças; em Xambrê, no Projeto Sem Nome, 500 crianças; e em Quarto Centenário, com a prefeitura, 500 crianças. 

O projeto do curso de Educação Física da Unipar também foi levado a Goioerê, em parceria com a prefeitura, onde recebeu 600 crianças; e a Palotina, onde foram duas ações, uma com parceria da prefeitura, quando foram atendidas 1500 crianças, e outra com parceria do ‘Cooperjovem’, programa desenvolvida pela cooperativa C.Vale, para 1.600 crianças. 


Em Umuarama as atividades foram realizadas no Harmonia Clube de Campo, para os filhos dos associados (cerca de 800 crianças compareceram), e, com  parceria da Fundação Cândido Garcia, no Parque Industrial, beneficiando o projeto ‘Vida e Solidariedade’ (cerca de 500 crianças). O projeto colocou à disposição das entidades promotoras brinquedos infláveis e didáticos. 

A coordenadora do curso, professora Silvia Sucupira, diz que o projeto busca oferecer momentos memoráveis às famílias, que contribuem com a integração entre universidade e comunidade. “Essas atividades lúdicas, além de promover a socialização das crianças, permitem que elas se divirtam, desenvolvendo a coordenação motora e potencializando a capacidade cognitiva e afetiva”, avalia. E informa: “Foram mais de cem mil atendimentos”. Essa grandiosidade toda, segundo a professora, também beneficiou os acadêmicos: mais de cem foram escalados para monitorar as brincadeiras. 

“Além de vivenciar os conteúdos teóricos abordados em sala de aula, esses eventos propiciam aos estudantes a oportunidade de desenvolverem o senso crítico quanto ao perfil do profissional de recreação, tão valorizado hoje em dia em nossa sociedade”.

Fonte:

Deixe seu comentário