Portal da Cidade Umuarama

Ensino

Projeto leva a formação cidadã para escolas públicas de Umuarama

Ideia é formar a consciência crítica nos alunos, tanto no que se refere aos desafios sociais, como também nos problemas de ordem fiscal

Publicado em 16/10/2019 às 01:34

Projeto conta ainda com a colaboração de Auditores Fiscais da Receita Estadual de Umuarama (Foto: Divulgação)

Uma proposta inovadora vem sendo aplicada nas escolas públicas de ensino médio em Umuarama. Trata-se do Projeto Interdisciplinar sobre Impostos, de autoria do professor Jefferson Silva Queiroz, que além de discutir a formação e manutenção do Estado de Direito moderno, traz a luz também conceitos de Filosofia, Sociologia, História, Arte, Matemática e Geografia, entre outros.

O projeto já foi desenvolvido na Escola Estadual Tiradentes, no primeiro semestre deste ano e agora vem sendo realizado, também, na Escola Estadual do Jardim Cruzeiro. Ao todo já foram envolvidas oito turmas de 1.ª a 3.º série do ensino médio, atingindo cerca de 230 alunos. O projeto conta ainda com a colaboração de Auditores Fiscais da Receita Estadual de Umuarama, que por meio de palestras específicas buscam aprofundar os conhecimentos dos alunos em matéria já discutida em sala de aula, especialmente a origem dos impostos, cobrança, arrecadação de tributos e sua necessidade para a manutenção Estado e do bem-estar comum (assistência, segurança, saúde e educação).

Segundo o professor Jefferson, “um dos objetivos desse projeto é formar a consciência crítica e cidadã nos alunos, tanto no que se refere aos desafios sociais, como também nos problemas de ordem fiscal – da cobrança, arrecadação e distribuição dos impostos”. O senso de comunidade também é fortemente discutido, a preservação do patrimônio público, do dever de pagar impostos, de exigir Nota Fiscal (tanto para garantia dos produtos como para garantia da reversão aos cofres públicos daquele imposto pago).

O professor Jefferson enfatiza a importância de realizar atividades práticas e que envolvam os alunos para além da sala de aula. O projeto é ricamente distribuído em módulos estruturados. Ao final, cada turma envolvida se divide em grupos para a confecção de “maquetes” sobre cada módulo discutido: Feudalismo, Renascimento e Pré-Capitalismo, 1.ª e 2.ª Revolução Industrial, Estado Moderno e suas cidades.

A exposição das maquetes da Escola Estadual do Jardim Cruzeiro acontece nesta quinta-feira (17), pela manhã, no próprio colégio e deve se estender pelo dia inteiro. Estão convidados os alunos, seus pais, comunidade local e público em geral para ver e avaliar os resultados dos alunos.

Fonte:

Deixe seu comentário