Portal da Cidade Umuarama

ENSINO

Projeto da Unipar integrou cerca de sete mil estudantes

Promovido em parceria com o NRE, o Compartilhando Conhecimento ofereceu mais de 70 palestras, com temas em todas as áreas

Publicado em 13/08/2018 às 07:11
Atualizado em

Centenas de alunos do ensino médio se integraram com universitários: troca de conhecimentos foi um dos propósitos (Foto: Divulgação )

Aprender sobre profissões e temas do cotidiano, trocar conhecimento, vivenciar experiências novas. Foi com esse propósito que aproximadamente sete mil estudantes participaram do ‘Compartilhando Conhecimento’, uma das ações de integração com a comunidade mais importantes da Universidade Paranaense.

Aberto para estudantes do ensino médio e da Unipar e realizado simultaneamente nas sete Unidades da Instituição, na quinta-feira, 9, o projeto, em sua terceira edição, promoveu mais de setenta palestras e oficinas, com temas voltados para saúde e qualidade de vida, mercado de trabalho, tecnologia, empreendedorismo, direitos humanos, inovação, ética, beleza, esporte, marketing, meio ambiente e muitos outros que estão em evidência.

Idealizado e organizado pelo Departamento de Comunicação Social Universitário, da Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação, o Compartilhando Conhecimento é promovido em parceria do Núcleo Regional de Educação das regiões de Umuarama, Toledo, Guaíra, Paranavaí, Cianorte, Cascavel e Francisco Beltrão.

Oferecidos no período da manhã e da noite, os temas foram ministrados por acadêmicos e professores em salas de aulas, laboratórios e ambientes especiais de estudos dos Câmpus da Instituição.

À frente de todo o trabalho esteve a chefe do DCSU, professora Terezinha Aguiar. Ela diz que o evento alcançou os objetivos. “Foi um sucesso! Houve, como prevíamos, muita integração entre o aluno do ensino médio e o universitário, o que veio ao encontro da nossa proposta, que é o de aproximar os jovens desses dois níveis escolares”, afirma a professora. “É também a oportunidade do acadêmico aprender sobre outros assuntos, ou seja, ampliar seus conhecimentos, e os alunos do ensino médio tirarem dúvidas sobre profissões”, completa.

Escolha profissional

As palestras do Compartilhando Conhecimento servem também como um incentivo para o estudante conhecer a área com a qual tem mais afinidade e pretende escolher como profissão. É o caso da aluna do Colégio Estadual Professor Paulo Tomazinho, Fabíola Gabriel da Silva: “Participei de duas oficinas: de Medicina Veterinária e de Nutrição. Gosto das duas áreas e estou com dúvidas. Ainda não sei qual delas vou escolher, mas achei tudo muito esclarecedor nesse contato que tive na Unipar”. Já Natan Andrade, do Colégio Estadual Jardim Cruzeiro, sabe que quer a área de informática. Ele participou de oficina promovida pelo curso de Sistemas de Informação. “Gostei muito! Aprendi bastante e saio daqui animado, porque soube que o campo de trabalho nessa área é amplo. Mas pretendo me informar ainda mais, por isso voltarei para participar do Unipar Aberta”, afirma o jovem.

Fonte:

Deixe seu comentário