Portal da Cidade Umuarama

Projeto da Unipar atende a comunidade com assistência psicológica gratuita

Publicado em 05/03/2017 às 21:13

Umuarama – Empenhada em cumprir o seu papel social, estendendo à comunidade os conhecimentos científicos via projetos de extensão, a Universidade Paranaense (Unipar), oferece à população inúmeros serviços. Um deles é o atendimento psicológico, prestado pelo CPA (Centro de Psicologia Aplicada).

Em Umuarama, o CPA já retomou os atendimentos. Estagiários do curso de Psicologia, de 4º e 5º ano, são preparados para dar suporte psicológico, individual ou em grupo, a pessoas de todas as idades e a instituições; enquanto atuam, com supervisão de professores, eles exercitam a profissão que escolheram.

Para garantir bom atendimento, o CPA conta também com uma equipe técnica, que acompanha o trabalho dos estagiários em todos os períodos de funcionamento. Assim, no ano passado, foi possível a realização de 1.500 atendimentos, com participação de 120 estagiários.

A coordenadora do curso de Psicologia, professora Danielle Barreto, avisa a quem tem interesse em atendimento psicológico que deve procurar o CPA da Unipar e se cadastrar. “No momento estamos realizando triagem de casos que apresentam urgência declarada; aos demais, as triagens começam a partir da segunda quinzena deste mês, que é quando os estagiários estão prontos para começar a atuar”, esclarece.

Segundo ela, o Centro de Psicologia Aplicada da Unipar também é um importante agenciador de estágios profissionalizantes. Todos os anos, são encaminhados acadêmicos para diversas empresas, escolas, centros de referência do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e a órgãos de saúde vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde), de Umuarama e cidades vizinhas que compõem a AMERIOS (Associação dos Municípios da Região Entre Rios).

A coordenadora lembra também que são inúmeros os projetos que acontecem via CPA, entre eles estão ‘Orientação Profissional’, ‘Avaliação Psicológica’, ‘Direitos Humanos na Comunidade’, ‘Triagem Interventiva’, ‘Projeto Mãe-Bebê’, ‘Plantão de Atendimento Psicológico’, ‘Projeto Educação e Saúde no Trânsito: Promovendo Saúde e Qualidade de Vida’, ‘Roda de Conversa: Maternidade’, ‘Grupo de Apoio Psicológico (GAP)’, ‘Ainda Precisamos Conversar Sobre o Tabaco’, ‘Oficinas Terapêuticas com Gestantes’, além dos projetos de estágio obrigatórios.

Endereço 

Localizado na Rua Cambé, nº 4401, o CPA da Unipar funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 22h30, e na sexta até as 18h, com supervisão dos responsáveis técnicos Michel Andrew, Eliane Andreis e Silvileny Poncetti. Mais informações sobre os projetos podem ser obtidas pelo telefone (44) 3621 2834.

Fonte:

Deixe seu comentário