Portal da Cidade Umuarama

Profissionais de Umuarama são treinados para utilizar ervas medicinais

Publicado em 23/06/2017 às 23:01

Umuarama - A Secretaria Municipal de Saúde reuniu enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde e coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para um treinamento sobre o projeto Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica em Saúde, no laboratório de dietética da Unipar, campus sede. Depois de uma explicação geral sobre o programa, com a secretária Cecília Cividini, a farmacêutica Rosana da Matta conduziu a capacitação dos profissionais para a utilização dos medicamentos naturais no tratamento de diversos problemas de saúde.

A secretária Cecília Cividini explicou que os profissionais de saúde da atenção básica de todas as unidades foram divididos em três grupos – na última sexta-feira, 23, o primeiro grupo recebeu o treinamento e nas duas próximas sextas-feiras os outros grupos também serão qualificados. “Com a orientação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, alguns produtores rurais já estão plantando ervas medicinais para a produção de medicamentos naturais. Alguns serão distribuídos in natura, outros servirão de base para fitoterápicos (mais concentrados), que podem ser usados em uma série de patologias, auxiliando no tratamento convencional”, explicou.

Na Secretaria de Saúde, o projeto é coordenado pela enfermeira Lea Diamantino do Nascimento. Além das orientações teóricas, os participantes do treinamento também realizaram oficinas práticas para conhecer melhor as ervas e dominar o preparo dos medicamentos, armazenamento e administração aos pacientes.

Além de favorecer a saúde da população, com medicamentos naturais e um custo reduzido para o município, o projeto tem um resultado importante para os agricultores, que passam a ter uma renda significativa utilizando pequenos espaços de suas propriedades. As plantas não exigem cuidados diferenciados e não podem receber nenhum defensivo ou insumos químicos. “É uma atividade própria para a agricultura familiar, pois a condução do plantio é simples e exige o trabalho de apenas uma pessoa da família”, acrescenta o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Elídio Pavan.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está acompanhando os produtores com um agrônomo e também na organização da nova nova cadeia produtiva, pois o projeto representa uma verdadeira rede de promoção à saúde, pesquisa e economia, na avaliação do prefeito Celso Pozzobom. “Além das secretarias municipais da Prefeitura, a iniciativa envolve ainda a Universidade Paranaense (Unipar) e a associação dos produtores, com apoio do governo federa. Tudo isso resulta no Arranjo Produtivo Local (APL) de plantas medicinais e fitoterápicas, que é o próximo passo. E já tivemos a primeira colheita das plantas medicinais em propriedades na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava”, lembrou.

A cadeia produtiva envolve a produção agrícola, transformação de produtos e promoção da saúde nas unidas básicas. “E é ideal para os produtores na APA do Piava, que contam com uma série de restrições na atividade agrícola por conta da localização próxima ao manancial que abastece a nossa cidade. É uma alternativa importante e que tem tudo para dar certo, tanto para a população – que terá mais saúde – quanto para os agricultores, com uma fonte de renda extra e contínua”, completou o prefeito Pozzobom.

Fonte:

Deixe seu comentário