Portal da Cidade Umuarama

Municipal

Professores recebem máscaras de acrílico para volta das aulas em Umuarama

As máscaras de proteção facial evitam que gotículas da fala sejam trocadas entre estudantes e professores

Publicado em 08/06/2020 às 05:51
Atualizado em

Secretaria recebeu na última semana o primeiro lote de máscaras acrílicas confeccionadas e doadas pela equipe do Instituto Federal do Paraná (IFPR) (Foto: Prefeitura Umuarama)

Considerando a possibilidade de retorno das aulas presenciais no segundo semestre, a Secretaria Municipal de Educação está se preparando para uma nova realidade nas salas de aula. Além de uma série de procedimentos preventivos e novas rotinas, os estabelecimentos de ensino terão à disposição equipamentos de proteção individual, como máscaras acrílicas, que auxiliarão os professores a ampliar a segurança sem perder o elemento central do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, que é a interação.

As máscaras de proteção facial evitam que gotículas da fala sejam trocadas entre estudantes e professores, o que consequentemente minimizará a contaminação do ambiente escolar com secreções respiratórias geradas pelo convívio social. “Precisamos priorizar as medidas de segurança, mas não podemos nos esquecer que no espaço escolar a ação mediadora do professor é indispensável para a formação dos nossos alunos”, disse a secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

Secretaria recebeu na última semana o primeiro lote de máscaras acrílicas confeccionadas e doadas pela equipe do Instituto Federal do Paraná (IFPR). “Essa parceria é muito importante para nos ajudar no combate ao novo coronavírus. Solicitamos máscaras para todos os professores da rede municipal e eles entregarão os lotes a medida que os equipamentos forem fabricados, através de impressoras 3D”, acrescentou a secretária.

No primeiro lote foram entregues 70 unidades. "Agradecemos ao diretor geral do campus Umuarama do IFPR, Carlos José Dalla Nora, pela doação e parceria, que é muito importante para o município. Estamos aguardando a volta das aulas presenciais, prevista para agosto próximo, mas que ainda depende de deliberações da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Enquanto isso, a secretaria está se organizando e deixando os ambientes bem seguros”, disse.

“Além disso, temos orientado os professores e demais servidores das escolas e CMEIs quanto às medidas preventivas, uso de máscara, higienização constante dos espaços comuns, banheiros e utensílios, distanciamento corporal e comportamento das crianças. Quando chegar a hora estaremos prontos”, completou Mauriza Menegasso.

Fonte:

Deixe seu comentário