Portal da Cidade Umuarama

Professores do ensino público de Umuarama poderão lecionar nos Estados Unidos

Publicado em 08/01/2017 às 22:57

Curitiba – O Estado de Utah, nos Estados Unidos, abre nesta quarta-feira (11) as inscrições para o programa que prevê o intercâmbio de professores do Paraná para atuarem no ensino de Português. Esta é uma ação que resulta do Memorando de Entendimento entre a Secretaria de Educação do Estado de Utah e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, assinado em 2014.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de fevereiro nas Assessorias de Relações Internacionais das universidades estaduais do Paraná e da PUCPR. Os professores aprovados permanecerão nos EUA pelo período de até três anos e atuarão no ensino de Português para crianças de 5 a 12 anos de idade (1º ao 6º ano).

Três etapas

 A seleção dos profissionais será realizada pela coordenação do programa nos EUA. Serão três etapas eliminatórias: análise de documentos, entrevista em inglês (conduzida pela equipe do Programa de Imersão de Língua Portuguesa de Utah) e avaliação de uma experiência didática com alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, gravada em vídeo pelo candidato.

Pedagogia e Letras

Podem se inscrever docentes de Pedagogia e Letras. O coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evandro Razzoto, destaca que esta é uma grande oportunidade para professores brasileiros adquirirem a experiência de lecionarem no exterior.

“Os relatos dos professores já aprovados em edições anteriores são os melhores possíveis. Muito satisfeitos com a oportunidade de realização profissional e pessoal oferecida por esse programa de mobilidade, por meio da troca de experiências cultural e de ensino e aprendizagem.”

O professor selecionado deverá estar apto pra o ensino das seguintes disciplinas: Português, Matemática, Estudos Sociais, Ciências e Educação Física e Artes (quando necessário). Informações pelo e-mail cct@seti.pr.gov.br ou no site da Seti www.seti.pr.gov.br

Fonte:

Deixe seu comentário