Portal da Cidade Umuarama

capacitação

Professores de Umuarama recebem formação continuada sobre leitura

Objetivo é capacitar para o desenvolvimento de habilidades e competências em leitura

Publicado em 26/04/2019 às 05:23

(Foto: Tiago Boeing / PMU)

Cerca de 120 professores de 4º e 5º ano da rede municipal, bem como coordenadores escolares, divididos em dois grupos, iniciaram nesta semana uma formação continuada em Língua Portuguesa com ênfase no desenvolvimento da leitura, a fim de aumentar o nível de compreensão e os conhecimentos dos alunos. A primeira etapa do treinamento foi realizada no bloco de Pedagogia do campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar).

A coordenadora da área de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação, Patrícia de Araújo Abucarma Stevanato, explicou que a formação terá sete encontros com os professores e coordenadores. “Receberemos doutores com alto nível de conhecimento em pesquisa sobre leitura, seja de literatura, tiras, reportagens, charges e outros elementos, a fim de qualificar os professores para desenvolverem a interpretação nos alunos”, explicou.

O foco é o desenvolvimento de habilidades e competências em leitura, a partir dos descritores estabelecidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo indicativos sobre a qualidade do ensino.

Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, oferecendo subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências. As médias de desempenho do Saeb, junto com os dados sobre aprovação do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O próximo encontro será em junho e, paralelamente, serão realizadas seis etapas de formação continuada também para professores de Matemática. O treinamento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação.

O município de Umuarama investe constantemente na qualificação e atualização dos professores. “Essa formação continuada, com doutores e especialistas em temas específicos nas principais disciplinas da educação básica, visa preparar melhor os professores e coordenadores da rede pública para lidar com os desafios impostos pelos novos meios de comunicação onde os alunos convivem, que podem desviar o interesse pela leitura e dificultar a compreensão dos conteúdos”, completou a secretária de educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso


Fonte:

Deixe seu comentário