Portal da Cidade Umuarama

Aulas digitais

Professores da Unipar se capacitam para uso de tecnologias virtuais em aula

Um professor consegue ministrar sua aula, aplicar trabalhos e provas com apenas alguns toques no seu smartphone

Publicado em 02/06/2019 às 23:55

Professora Carla Zanfrilli com o diretor da Unipar, Cássio Garcia, e Tomazinho: incentivos e esforço recompensado (Foto: Unipar)

Visto como uma ferramenta de lazer, trabalho, interação e entretenimento, os dispositivos móveis se tornaram também um grande aliado nos estudos. Nos dias de hoje, um professor consegue ministrar sua aula, aplicar trabalhos e provas com apenas alguns toques no seu smartphone, fazendo com que todo o conteúdo seja acompanhado pelo aluno.

Na Universidade Paranaense, essa inovação na forma de ensinar já acontece desde 2016, quando a Instituição fez uma parceria com o Google e adotou as ferramentas de ensino do Google for Education. Uma delas é o Classroom (sala de aula virtual), na qual o professor, utilizando-se de aplicativo, trabalha com os alunos no plano virtual.

Nesses três anos de parceria foram intensificados os treinamentos do corpo docente das sete Unidades da Unipar para o uso destas tecnologias. As capacitações acontecem por meio de palestras, aulas expositivas e oficinas, com suporte do professor Paulo Tomazinho, que é doutor em Educação e di­retor do Comitê de EdTech da Associação Brasileira de Startups. Um dos últimos treinamentos formou uma equipe de professores [nível I].

Depois de passar por avaliação de habilidades, eles receberam o certificado do Google for Education. Trata-se de um curso on-line realizado pelo site do Google, que contém os recursos, o selo e as diretrizes do programa de instrutor. Entre os professores que participaram, a professora Carla Zanfrilli, do curso de Odontologia, se destacou.

Ela é a única que, recentemente, conquistou o Nível II, obtendo título de Instrutor Certificado do Google for Education; com esse título, ela agora passa a capacitar os colaboradores da Unipar, com o objetivo de inovar o ensino em sala de aula usando as ferramentas do Google. Para conseguir o certificado de trainer, a professora teve que passar por vários exames de desempenho e conhecimentos. No processo seguinte, seu currículo passou por avaliação do Google e foi aprovado. “É uma experiência enriquecedora poder compartilhar tudo o que aprendi capacitando os colegas de trabalho”, diz a professora, que também é responsável técnica da Clínica Odontológica da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Unipar.

Último degrau

A professora Carla Zanfrilli já se empenha para chegar ao nível máximo do programa do Google, o de Certificado Inovador. “Nunca podemos desistir de nossos sonhos”, afirma, agradecendo o apoio que recebeu da Unipar. Para o coordenador do Pró-Magíster (Programa Institucional da Valorização do Magistério Superior), professor Luiz Roberto Prandi, professores com esta disposição e visão fazem a diferença no cotidiano acadêmico: “A Unipar caminha, com investimentos significativos, para que todos alcancem êxito nesse processo, pois a incorporação de tecnologias de informação e comunicação na prática docente contribui significativamente no processo de ensino e aprendizagem”.

Fonte:

Deixe seu comentário